A capital tem atualmente 934 moradores em situação de rua estão mapeados pela gestão municipal.
O programa Bolsa Família é pago a um total de 835 moradores em situação de rua em Teresina, segundo dados da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). O número representa 90% das pessoas nessa situação que estão inseridas no Cadastro Único.
A Gerência de Programas de Transferência de Renda (GPTR) afirmou que atualmente 934 moradores em situação de rua estão mapeados pela gestão municipal. Desse total, 99 não são recebem Bolsa Família. Para o coordenador da Gestão de Benefícios do Programa Bolsa Família/Semcaspi, Lisboa Oliveira, esses 10% não estão sendo beneficiados por diversos motivos.
“Vale ressaltar que há motivos diversos, que fazem com que a pessoa em situação de rua deixe de ter acesso ao benefício. Dentre eles, alguns se emanciparam, ou conseguiram o BPC (Benefício de Prestação Continuada), outros estão trabalhando de carteira assinada, e ainda tem os que não sacaram o benefício por motivos de comunicação complexa, já que eles não têm lugar fixo ou mesmo por falecimento”, afirmou Lisboa Oliveira.
Ele orienta que as pessoas em situação precisam ter RG, Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e o Título de Eleitor para solicitar o benefício. Lisboa Oliveira orienta que no Centro Pop são dados todos os direcionamentos para que essas pessoas consigam a documentação e prossiga com a inclusão no Cadastro Único.
“É importante deixarmos claro que a inclusão não garante o recebimento, mas já garante que a pessoa esteja devidamente cadastrada e dê a oportunidade dela pleitear o benefício do Governo Federal”, destacou secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante.