Pesquisa do Datafolha diz que satisfação de morar no Brasil sobe de 59% para 74% em um ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Já o sentimento de orgulho de ser brasileiro passou de 77% para 83%, segundo a pesquisa publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Em um período de um ano, a pesquisa Datafolha revelou que a satisfação dos brasileiros em morar no Brasil aumentou de 59% para 74%. Paralelamente, o sentimento de orgulho de ser brasileiro também registrou um crescimento, passando de 77% para 83%. Os dados foram divulgados na sexta-feira (8) pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Foto: Freepik

Os dois resultados se aproximam do teto registrado pela série histórica, iniciada no ano 2000, pelo instituto. O levantamento foi realizado na terça-feira (5) com 2.004 eleitores, em 135 cidades pelo país. A margem de erro é de dois percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, 8% dos eleitores consideram o Brasil um local ruim para viver, o que representa uma estabilidade em relação à pesquisa de dezembro de 2022, que havia apontado 9%. Já o percentual de brasileiros que consideram “regular” o fato de morar no país caiu de 33% para 18%.

Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, a correlação com o desempenho do governo não é automática: a satisfação deriva de outros fatores também, como o estado da economia, e o menor desemprego (7,6% no trimestre fechado em setembro) desde 2014.

A aprovação do governo Lula, por sua vez, se manteve estável o ano todo, chegando a este levantamento em 38%. “Na política, após a aguda turbulência dos atos golpistas do 8 de Janeiro, houve uma acomodação visível das tensões, embora isso seja mais intangível para a população”.

O orgulho de ser brasileiro também aumentou, passando de 77% para 83% em um ano, aproximando-se dos 89% registrados em novembro de 2010. Já o sentimento de vergonha em ser brasileiro caiu de 21% para 16% no período.

O momento em que a correlação quase se inverteu nesses 23 anos foi junho de 2017, durante o governo Michel Temer (MDB). Na ocasião, houve um inédito empate, com 50% dizendo ter mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro e 47%, o contrário.

Na média das 32 pesquisas em que a questão foi colocada, 76% se dizem mais orgulhosos e 22%, mais envergonhados de sua condição de brasileiro.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dia das Mães é festejado com alegria pelos idosos do CCI de Guadalupe no Clube Mandacaru

A prefeita Neidinha Lima destacou a importância desses encontros para a terceira idade, ressaltando que eles acontecem semanalmente e...

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...

Médico com câncer incurável no cérebro cria o próprio tratamento e está livre da doença

O médico Richard Scolyer descobriu no ano passado que tinha glioblastoma, um tipo de câncer incurável no cérebro. Aí...

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul e pede foco em outros itens

Peças de vestuário já correspondem a 70% dos donativos arrecadados nas agências dos Correios, em todo o Brasil. Os Correios...
spot_img

STF elege Mendonça para a vaga de Moraes no TSE e novo ministro diz que será ‘imparcial’

André Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do TSE. O ministro do...

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...
spot_img

Posts Recomendados