Desenvolvido pela Embrapa, Pequi sem espinhos faz sucesso no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O pequi também se destaca por ser rico em fibras alimentares e nutrientes que garantem mais saciedade.

Amado ou odiado, o pequi faz parte da culinária brasileira. O nome da fruta é de origem indígena, proveniente da língua Tupi Guarani, que significa “pele espinhenta”, pois debaixo da sua polpa há uma camada de espinhos muito finos. Aqueles que apreciam a fruta em breve poderão encontrá-la nos supermercados sem a preocupação com os espinhos.

Já fazendo sucesso no Brasil, o Pequi sem espinhos, desenvolvido pela Embrapa Cerrados e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, já é consumido em algumas regiões. Um dos exemplos é o Mercado de Goiânia, que já possui as três variedades.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foram 25 anos de pesquisa e de trabalho em parceria, conduzidos pelas duas instituições, com a participação também de produtores para desenvolver as variedades do fruto, nativo do Cerrado. “Chegamos a esse resultado com muito trabalho, esforço, ciência e tecnologia”, afirma o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados.

O pesquisador ainda afirmou que o objetivo é favorecer a fecundação cruzada e o aumento da produção de frutos. Além de evitar acidentes ao consumir e manusear o produto. “Trata-se também de uma medida preventiva contra futuras doenças ou pragas. É uma estratégia que deve ser adotada para minimizar o risco fitossanitário”, alerta.

BENEFÍCIOS DO PEQUI:

O fruto pode ser encontrado nas regiões do Centro Oeste, nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará. Um dos principais benefícios do pequi é que ele possui um alto teor de vitaminas A, C e antioxidantes, que contribuem diretamente para o sistema de defesa do corpo.

O pequi também se destaca por ser rico em fibras alimentares – nutrientes que garantem mais saciedade, contribuem para o funcionamento do aparato gastrintestinal e auxiliam no controle do índice glicêmico. Vale destacar que as fibras também são importantes para o controle do colesterol e ajudam, em conjunto com outros nutrientes, a fortalecer a imunidade do corpo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados