Desenvolvido pela Embrapa, Pequi sem espinhos faz sucesso no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O pequi também se destaca por ser rico em fibras alimentares e nutrientes que garantem mais saciedade.

Amado ou odiado, o pequi faz parte da culinária brasileira. O nome da fruta é de origem indígena, proveniente da língua Tupi Guarani, que significa “pele espinhenta”, pois debaixo da sua polpa há uma camada de espinhos muito finos. Aqueles que apreciam a fruta em breve poderão encontrá-la nos supermercados sem a preocupação com os espinhos.

Já fazendo sucesso no Brasil, o Pequi sem espinhos, desenvolvido pela Embrapa Cerrados e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, já é consumido em algumas regiões. Um dos exemplos é o Mercado de Goiânia, que já possui as três variedades.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foram 25 anos de pesquisa e de trabalho em parceria, conduzidos pelas duas instituições, com a participação também de produtores para desenvolver as variedades do fruto, nativo do Cerrado. “Chegamos a esse resultado com muito trabalho, esforço, ciência e tecnologia”, afirma o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados.

O pesquisador ainda afirmou que o objetivo é favorecer a fecundação cruzada e o aumento da produção de frutos. Além de evitar acidentes ao consumir e manusear o produto. “Trata-se também de uma medida preventiva contra futuras doenças ou pragas. É uma estratégia que deve ser adotada para minimizar o risco fitossanitário”, alerta.

BENEFÍCIOS DO PEQUI:

O fruto pode ser encontrado nas regiões do Centro Oeste, nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará. Um dos principais benefícios do pequi é que ele possui um alto teor de vitaminas A, C e antioxidantes, que contribuem diretamente para o sistema de defesa do corpo.

O pequi também se destaca por ser rico em fibras alimentares – nutrientes que garantem mais saciedade, contribuem para o funcionamento do aparato gastrintestinal e auxiliam no controle do índice glicêmico. Vale destacar que as fibras também são importantes para o controle do colesterol e ajudam, em conjunto com outros nutrientes, a fortalecer a imunidade do corpo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

No Rio Grande do Sul, número de mortes após enchentes sobem para 83

São investigadas outras 4 mortes, segundo a Defesa Civil. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. Ao...

Saúde instala Centro de Operação de Emergência para enfrentar as chuvas intensas na região Sul

O objetivo do centro de operações emergenciais é a organização, coordenação e controle das medidas a serem empregadas na...

Dia das Mães: compras na internet exigem cuidados extras

O comércio estima que as vendas com a data devem superar os R$ 13 bilhões. Com a proximidade do Dia...

Cidades do Rio Grande do Sul continuam isoladas após dias de chuvas devastadoras

As fortes tempestades registradas inviabilizaram rodovias e trechos que conectam municípios; falta de comunicação dificulta ajuda Pelo quinto dia após...
spot_img

Júnior Nato comenta resultado da pesquisa em Jerumenha: ‘É um reconhecimento da população ao nosso trabalho e à nossa gestão’, afirma o prefeito

Após os recentes resultados da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Datamax em Jerumenha, o atual prefeito Júnior Nato expressou...

Tribunal de Justiça do Piauí realiza mutirão de negociações para impostos municipais

O atendimento acontece de 8h às 16h, na sede do antigo prédio do Tribunal de Justiça. O Tribunal de Justiça...
spot_img

Posts Recomendados