Virose da mosca: chuvas podem causar aumento da proliferação de insetos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além das moscas, o acúmulo de lixo cria condições para a multiplicação do Aedes Aegypti e ratos.

Com a chegada das chuvas, nota-se o aumento no número de insetos, principalmente das moscas, em casa e em outros ambientes. Por isso, nesta época, é muito comum a transmissão de uma virose transmitida pelas moscas, que causam muito mal à saúde.

A casa da dona Francisca, na Vila da Paz, na zona sul de Teresina, fica perto de um lixão. Ela conta à TV Clube que ela e a família já sentiram as consequências da virose. “Muitas moscas mesmo, que vem desse lixão e vai para nossa comida, nós comemos e adoecemos. Muita febre, vômito, dores de cabeça e diarreia”, afirma dona Francisca.

Segundo o Ministério da Saúde, só em 2022, mais de cinco milhões de brasileiros recorreram à rede pública hospitalar para tratar a chamada virose da mosca.

A doença integra a lista das chamadas doenças diarreicas, transmitidas pelo inseto que se utiliza de situações para se reproduzir. Lixões ao ar livre, por exemplo, favorecem a reprodução de moscas, mosquitos e outros insetos.

O biólogo Jalison Rego, destaca que a retirada do lixo e também manter os locais limpos são estratégias essenciais para evitar insetos que possam ser agentes transmissores de patógenos; organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro.

Além das moscas, o acúmulo ou destinação inadequada de lixo criam condições para proliferação do Aedes Aegypti e de ratos, seres que transmitem outras doenças grave. No caso do mosquito, existe o perigo do aumento de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Já a leptospirose vem da água contaminada pela urina do rato, passiva de transmissão da bactéria e adoecimento infeccioso e febril aguda.

O biólogo dá dicas que soluções à base de álcool e cravo da Índia, o popular Cravinho, também ajudam a controlar as pragas. Mas em situações de grandes infestações, é aconselhado a contratação de empresas de dedetização.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ação de saúde realizada pela Prefeitura de Guadalupe e SENAR atende 685 pessoas com serviços especializados

Saúde do Homem e da Mulher Rural. A Prefeitura de Guadalupe, em parceria com o SENAR Piauí, realizou na última...

Jerumenha conquista Selo Ouro de Alfabetização e comemora avanços no IDEB

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O município de Jerumenha alcançou o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a...

Festival Trisca celebra a arte entre gerações em Parnaíba e Teresina com programação inclusiva e interativa

A 6ª edição do Trisca-Festival de arte com Crianças, acontece em dois municípios representativos do Piauí: Parnaíba (27 a...

Loja Maçônica de Guadalupe recebe irmãos de Floriano em noite de fraternidade

Na noite da última quinta-feira, 21 de novembro, a Loja Maçônica Mestre Antônio de Castro Franco, em Guadalupe, acolheu...
spot_img

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será adiantada

MDS divulgou nota desmentindo que haverá dois pagamentos do Bolsa Família em dezembro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,...

Polícia Federal coloca Bolsonaro como articulador do golpe

Até este momento, a sustentação feita pela defesa de Bolsonaro era de que ele não sabia de nada. A situação...
spot_img

Posts Recomendados