Restaurantes no Piauí deverão fornecer remédios a clientes alérgicos a frutos do mar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Lei foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles e lista três medicamentos que devem ser fornecidos gratuitamente aos clientes.

A partir de agora, os restaurantes e demais estabelecimentos de gastronomia no Piauí são obrigados a disponibilizar kits de primeiros socorros em casos de alergia a alimentos que contenham frutos do mar e derivados. É isso o que consta na lei 22.679, sancionada pelo governador Rafael Fonteles e publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado. Além de determinar a obrigatoriedade de fornecer primeiros socorros em casos de alergias, a nova legislação trata ainda do manual para o manejo de anafilaxia.

O Piauí já tinha uma lei anterior que tratava da questão dos primeiros-socorros a clientes com alergias em estabelecimentos gastronômicos no Estado. Trata-se da Lei Estadual nº 8.111, de 2023, que estabelecia prazo para que a Secretaria de Estado da Saúde relacionasse os medicamentos que devem compor o kit de primeiros socorros para casos de alergia e elaborar um manual de instruções básicas contendo os principais sintomas preliminares de primeiros socorros.

Com a nova lei sancionada pelo governador, o fornecimento desse kit de primeiros socorros passa a ser obrigatório a todos os restaurantes no Piauí assim como a disponibilização dos medicamentos listados.

Incluem-se na lei os seguintes estabelecimentos gastronômicos: restaurantes, padarias, hotéis, pizzarias, fast-foods, bares e congêneres que comercializem alimentos que contenham frutos do mar e derivados. Eles deverão manter e disponibilizar aos seus consumidores os kits de medicamentos para casos de alergia alimentar destinados ao atendimento pré-hospitalar.

Esse kit de primeiros socorros devem ficar em local de fácil visualização bem como as informações sobre os principais sintomas da alergia alimentar e da existência do kit para acesso a quem precisar. Confira abaixo os medicamentos que os resutantes devem disponibilizar aos clientes:

  • Cloridrato de hidroxizina
  • Cloridrato de fexofenadina
  • Desloratadina

A lei prevê ainda que, além dos medicamentos, os restaurantes devem fornecer de forma clara as informações de telefone e endereço de órgãos estaduais responsáveis pela vigilância sanitário e pela defesa do consumidor. As caixas de medicamentos devem ser acompanhadas de suas respectivas bulas contendo informações sobre suas datas de fabricação e validade. O fornecimento da medicação básica deverá ser gratuito.

Os medicamentos que compõem o kit de primeiros socorros deverão ser providenciados pelos próprios estabelecimentos, devendo ser de responsabilidade do cliente a definição de qual medicação usar e sua posologia. Isso deve ser feito conforme instruções médicas que o cliente, porventura, já possua.

A lei deixa claro que em caso de ocorrência grave que exija tratamento continuado do paciente, todas as providências posteriores ao atendimentos de primeiros socorros deverão ser de inteira responsabilidade do próprio paciente e/ou seus acompanhantes.

Em casos de estabelecimentos comerciais que operem na forma de delivery, eles devem informar nas embalagens de entrega a existência de frutos do mar e derivados que por acaso fizerem parte da composição do alimento.

Os estabelecimentos gastronômicos terão um prazo de 60 dias para se adequarem à nova lei a partir da data de sua publicação.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ministro Wellington Dias admite diálogo com ex-aliados e deixa em aberto aliança entre PT e PP

As declarações deixam em aberto as especulações de tratativas para um possível acordo. A reaproximação entre os dois partidos veio...

Ministério da Saúde destina mais de R$ 90 milhões para ações do Programa Saúde na Escola

Os repasses serão feitos conforme o desempenho dos municípios nas ações de saúde escolar, incluindo prevenção de obesidade, promoção...

Programa Pé-de-Meia: nova parcela começará a ser paga em 25/11

O benefício será repassado conforme o mês de nascimento dos estudantes O Ministério da Educação (MEC) começará a pagar na segunda-feira,...

Secretário Washington Bandeira destaca avanços educacionais do Piauí em painel no Congresso Pioneira

O gestor destacou a universalização do tempo integral associado à oferta do ensino técnico e profissional, além de novidades...
spot_img

Piauí vai sediar reunião do Comitê de Patrocínios do Governo Federal

De 27 a 30 de novembro, mais de 40 representantes de órgãos patrocinadores do Governo Federal participam de reuniões,...

Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 55 milhões; veja os números

As apostas podem ser feitas até as 19h no dia do sorteio, em lotéricas, na internet ou no aplicativo...
spot_img

Posts Recomendados