A eleição aconteceu nesta segunda-feira (22) na abertura do ano judiciário 2024.
O desembargador Sebastião Ribeiro Martins foi eleito, na manhã desta segunda-feira (22), presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para o biênio 2024/2026.
Esta será a primeira vez que o desembargador, Sebastião Ribeiro, presidirá o TRE-PI, onde já atuou como vice-presidente. Ribeiro vai conduzir as eleições municipais em 2024.
O vice-presidente será o desembargador Ricardo Gentil. A eleição aconteceu por aclamação, durante a primeira sessão deliberativa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
A posse está marcada para o dia 8 de abril. Sebastião Ribeiro substituirá Erivan Lopes, que tomou posse ao cargo em 2022.
ELEIÇÕES 2024
A principal tarefa do novo presidente do TRE-PI será garantir a lisura do processo eleitoral, que acontece em outubro de 2024. Ao site Clube News, o novo presidente do Tribunal afirmou que uma das metas é o combate às notícias falsas.
“O principal desafio é o próprio eleitor procurar saber a informação verdadeira. O direito à informação é um direito fundamental, que está na constituição. Eu, como cidadão, tenho o direito de receber a informação verdadeira. É, claro, que a opinião pessoal é diferente. Não podemos receber informações distorcidas da realidade, porque poderá prejudicar a honra dessas pessoas”, destacou.
Eleito vice-presidente do TRE-PI, o desembargador Ricardo Gentil também assumirá o cargo de corregedor-geral de justiça. Atualmente, a função é exercida pelo desembargador José James.
Ricardo Gentil ressaltou a importância da inteligência artificial como aliada ao processo eleitoral e a atuação do TRE-PI no combate às propagandas extemporâneas.
“O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais detêm de estrutura capaz de debelar qualquer foco de insatisfação e dificuldade para o processo eleitoral. Estamos hoje preocupados e vamos ajudar o TSE na parte da propaganda, da inteligência artificial e o uso das mídias sociais”, afirmou.
Fonte: Clube News