Desembargador Sebastião Ribeiro Martins é eleito presidente do TRE-PI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A eleição aconteceu nesta segunda-feira (22) na abertura do ano judiciário 2024.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins foi eleito, na manhã desta segunda-feira (22), presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para o biênio 2024/2026.

Sebastião Ribeiro Martins – Foto: Alef Leão

Esta será a primeira vez que o desembargador, Sebastião Ribeiro, presidirá o TRE-PI, onde já atuou como vice-presidente. Ribeiro vai conduzir as eleições municipais em 2024.

O vice-presidente será o desembargador Ricardo Gentil. A eleição aconteceu por aclamação, durante a primeira sessão deliberativa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

A posse está marcada para o dia 8 de abril. Sebastião Ribeiro substituirá Erivan Lopes, que tomou posse ao cargo em 2022.

ELEIÇÕES 2024

A principal tarefa do novo presidente do TRE-PI será garantir a lisura do processo eleitoral, que acontece em outubro de 2024. Ao site Clube News, o novo presidente do Tribunal afirmou que uma das metas é o combate às notícias falsas.

“O principal desafio é o próprio eleitor procurar saber a informação verdadeira. O direito à informação é um direito fundamental, que está na constituição. Eu, como cidadão, tenho o direito de receber a informação verdadeira. É, claro, que a opinião pessoal é diferente. Não podemos receber informações distorcidas da realidade, porque poderá prejudicar a honra dessas pessoas”, destacou.

Eleito vice-presidente do TRE-PI, o desembargador Ricardo Gentil também assumirá o cargo de corregedor-geral de justiça. Atualmente, a função é exercida pelo desembargador José James.

Ricardo Gentil ressaltou a importância da inteligência artificial como aliada ao processo eleitoral e a atuação do TRE-PI no combate às propagandas extemporâneas.

“O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais detêm de estrutura capaz de debelar qualquer foco de insatisfação e dificuldade para o processo eleitoral. Estamos hoje preocupados e vamos ajudar o TSE na parte da propaganda, da inteligência artificial e o uso das mídias sociais”, afirmou.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bolsonaro não responde à Polícia Federal em depoimento sobre golpe de Estado

Ex-presidente ficou em silêncio O ex-presidente Jair Bolsonaro não respondeu aos questionamentos da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (22), no...

Presidente da Câmara de Guadalupe anuncia início do ano legislativo com mensagem da prefeita Neidinha Lima e sessão ordinária no dia 26

O presidente da Câmara, vereador Dr. Dílson Barbosa Gomes, informou ao Portal Cidade Luz que as sessões legislativas terão...

Brasil avança na meta para creches, com 4,1 milhões de matrículas

Dados apontam ainda para universalização da pré-escola no país O Brasil tem boas chances de atingir metas previstas pelo Plano...

Prefeito Gedison Alves vistoria ruas que receberão pavimentação em Marcos Parente

O prefeito enfatizou a importância de estar presente no local para avaliar de perto as condições e necessidades das...
spot_img

Mercado eleva para 1,68% projeção de crescimento da economia em 2024

Estimativa de inflação está em 3,81%, diz Banco Central A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira...

Dipirona e paracetamol contra dengue? Saiba quais remédios tomar para aliviar sintomas

Medicamentos são indicados para tratar os sintomas da doença, pois não interferem na coagulação sanguínea. Dipirona e paracetamol: os nomes...
spot_img

Posts Recomendados