Exposição que valoriza arte santeira do Piauí é aberta na Central de Artesanato

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Arte santeira do Piauí.

Segue aberta até o dia 08 de março na Central de Artesanato Mestre Dezinho a Exposição de Arte Santeira Raízes Piauienses: Esculpindo Histórias através de Gerações. A exposição é uma ação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi).

A exposição reúne obras de 23 artesãos santeiros. Entre eles, estão obras de grandes mestres, como Mestre Dezinho, patrono da arte santeira no Piauí, Mestre Expedito, Mestre Cornélio, Mestre Albertino, Mestre Pascoal, Mestre Dim e Mestre Costinha.

De acordo com o Superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a exposição é o momento ideal para mostrar as potencialidades da nossa arte. “Isso é muito representativo, porque diz muito sobre o que nós queremos para o nosso artesanato. Esse é só o começo de uma linda história que estamos querendo escrever, deixar um legado para todo mundo que aprecia e participa e que vive, principalmente, de artesanato. A exposição faz parte da comemoração pela Semana de Valorização da Arte Santeira do Piauí, e temos uma programação especial para celebrar o mês do artesão”, destaca.

Com a temática “Esculpindo histórias através de gerações”, a exposição busca conectar as histórias e os talentos das gerações de santeiros do Piauí, sendo um convite para criar algo duradouro e significativo, que permaneça através do tempo.

Para o artesão Raimundo Ferreira Lima, Mestre Dim, a exposição é um momento de valorizar a arte e o artesão. “A exposição está muito boa e fico muito feliz em participar junto com meus amigos artesãos nessa mostra aqui em nossa casa, que é a Central de Artesanato Mestre Dezinho”, comenta.

Segundo a visitante Rosa Laura, a exposição está bem organizada e o artesanato está bem representado. “A exposição está maravilhosa! Sem dúvidas, muito bonita. Estive olhando e tem cada peça lindíssima! Gostei muito de tudo. Além disso, a exposição proporciona uma renovação na Central de Artesanato Mestre Dezinho. Queria convidar a população do Piauí e dos outros estados para vir apreciar essa beleza que é o artesanato piauiense”, finaliza.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Depois de reformado e modernizado, prédio Olindina Silva é inaugurado e atenderá a educação infantil de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na tarde desta sexta-feira, 27 de dezembro, a prefeita Neidinha Lima inaugurou o...

“Organização e planejamento financeiro, essa foi a marca da gestão da Prefeita Neidinha,” destacou o secretário George Lima

Com os salários da educação já na conta, o secretário informou que os demais servidores receberão na segunda-feira, 30. POR...

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado nesta sexta (27); veja se você tem direito

Ao todo, cerca de 25 milhões de pessoas tiveram direito ao abono em 2024, gerando um gasto de R$...

Empresário Jorge Batista morre aos 94 anos em Floriano

O empresário Jorge Batista da Silva, faleceu às 02h da madrugada desta sexta-feira aos 94 anos de idade. Ele...
spot_img

Avião com destino a Teresina faz pouso forçado após problemas de comunicação

Aeronave da empresa Latam, um AirBus 320, precisou fazer voos circulares e retornar ao Aeroporto Internacional de Brasília poucos...

Governador Rafael Fonteles assina contrato de empréstimo de R$ 730 milhões

O extrato do contrato firmado com o Banco do Brasil foi publicado no Diário Oficial do Estado. O governador do...
spot_img

Posts Recomendados