Governo do Piauí divulga programação de celebrações em alusão à Batalha do Jenipapo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Governo do Piauí divulgou a programação do 201º aniversário da Batalha do Jenipapo, data que é comemorada no dia 13 de março.

Com a viagem do governador Rafael Fonteles à Índia, as solenidades serão conduzidas pelo governador em exercício, Themístocles Filho.

A programação vai iniciar às 9h no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, com a solenidade Cívico-Militar. Em seguida acontecerá o desfile militar, apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades do estado.

Themístocles Filho – Foto: Lucas Dias

Às 12h, será realizada missa em ação de graças, na Catedral de Santo Antônio na Praça Bona Primo, em Campo Maior.

Peça teatral

O diretor do espetáculo, Franklin Pires, informou que este ano a Secult firmou parceria com a Escola de Teatro Gomes Campos e também vai levar 45 alunos do curso de teatro para participar da apresentação. Segundo ele, entre outras novidades, o protagonismo negro estará à frente da Batalha do Jenipapo, servindo para além de contar o fato histórico, questionar o papel do negro nas lutas pela independência do Brasil.

A Secretaria de Cultura já selecionou 68 atores e atrizes, além de dez cantores, para participar do espetáculo. Pelo menos 200 inscritos participaram da audição, que aconteceu dia 16 de fevereiro, no Teatro Sulica, e os ensaios já foram realizados no Club dos Diários e no Theatro 4 de Setembro.

Já o produtor do espetáculo, Bruno Dantas, declarou que a Secult está reunindo grandes nomes do estado para compor o elenco da batalha. “Já fizemos a seletiva dos atores e cantores e os ensaios já foram realizados. A população terá acesso a um espetáculo cinematográfico em Campo Maior. Este ano a gente está colocando ainda mais pessoas, o que dá uma dimensão maior ao espetáculo, que além de contar parte da história da independência do Brasil também será uma apresentação de grande beleza”, revela Dantas.

A Batalha do Jenipapo foi um dos embates mais importantes na luta pela Independência do Brasil. Marcada pela união de maranhenses, cearenses e piauienses contra as tropas portuguesas, a batalha ocorreu no ano de 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, e foi um dos responsáveis pela consolidação da independência das terras brasileiras na região.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TCE aponta que 78% dos municípios do Piauí não têm Conselho da Mulher

Levantamento revela fragilidade na fiscalização de políticas públicas em meio ao aumento dos feminicídios no país. Um levantamento divulgado pelo...

Senadora Jussara Lima participa do lançamento do Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

Evento reúne autoridades para fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres e combater a violência de gênero de forma...

Ciro Nogueira destina mais de R$ 400 mil para construção de quadra de futebol society em Pavussu

Ao lado de lideranças políticas locais, o prefeito Winicius Valério destacou a importância do projeto e agradeceu o apoio...

‘Dor insuportável’, desabafa mãe de crianças desaparecidas no Maranhão

As equipes estão voltando a áreas que já foram mapeadas, que já passaram por varredura. As buscas por duas crianças...
spot_img

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

Alunos do 6º ano ao ensino médio podem participar da atividade Unidades de ensino de todo o país podem inscrever,...

Arara-azul resgatada em porta-malas de carro morre no Piauí vítima de maus-tratos

Uma arara-azul resgatada pela Polícia Rodoviária Federal morreu após ser encontrada sendo transportada de forma ilegal e cruel no...
spot_img

Posts Recomendados