Com baixos índices, Floriano segue com ações contra mosquito da Dengue

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Departamento de Epidemiologia da secretaria de saúde, está atendo na possibilidade de subnotificação, que ocorre quando não são registrados ou informados aos órgãos de saúde os casos reais de uma doença.

Com a temporada de chuvas, as Secretarias Municipais de Saúde e Infraestrutura estão intensificando os esforços no enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Graças a essas ações o município tem mantidos baixo o índice de casos dessas infecções, sendo 33 casos notificados de Dengue, com 6 confirmações e 3 de Chikungunya, sem nenhuma confirmação positiva. Não foi registrado nenhum caso suspeito de Zika. Dos dados disponíveis, os bairros Irapuá II (5), Centro(4), Meladão (3) e Manguinha (3) são os que apresentam maior número de casos notificados.

Por isso, o Diretor do Centro de Zoonoses, Thales Rodrigues, confirmou que tem sido intesificado ações de bloqueio nos locais onde foram identificados focos do mosquito utilizando bomba mecânica com veneno que não faz nenhum mal ao ser humano, apenas ao mosquito. “Vamos intensificar esses bloqueios em bairros onde forem detectados maiores focos do mosquito. Isso permite uma distribuição eficiente de inseticidas em áreas de difícil acesso, garantindo uma cobertura mais ampla e eficaz. Essa abordagem proativa tem sido fundamental para manter os índices baixos e proteger a saúde da comunidade, mas é importante ressaltar que o principal agente na prevenção é a própria população.”, disse.

Apesar dos baixos índices, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, acredita na possibilidade de subnotificação, que ocorre quando não são registrados ou informados aos órgãos de saúde os casos reais de uma doença.

Combate ao mosquito

Medidas simples, como eliminação de criadouros em residências e áreas públicas, complementam os esforços do Centro de Zoonozes e são cruciais na prevenção da proliferação do mosquito e na redução dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika.

Em caso de dor de cabeça persistente, dor nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos, febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor, manchas avermelhadas ou náusea, não vacile! Busque atendimento na sua unidade de saúde.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto ‘Fala Landri Sales’ começa hoje e estará presente em todas as comunidades, diz Adriana Sá

Adriana é mentora do projeto e conta com o apoio do governador Rafael Fonteles. Nesta terça-feira, 21 de maio, terá...

Eleições 2024: Sílvio Mendes aciona Justiça Eleitoral contra portais de notícias por fake news

Representação foi ajuizada nessa segunda-feira (20), pelo Diretório Estadual do União Brasil. O pré-candidato a Prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes...

Consumo de álcool! Saiba o que acontece se você beber mais de 3 long necks por dia – e o quanto isso encurta sua...

Um segundo estudo, da Nature, mostrou a relação do consumo do excesso da bebida com 61 doenças A frase "beba...

Justiça Federal pode barrar candidatura de Kalume em Floriano

O Ministério Público Federal (MPF) reforça o pedido de condenação do deputado, destacando a importância de garantir a integridade...
spot_img

Defesa Civil e Seplan vão elaborar planos de contingência para riscos e desastres no Piauí

O planejamento tem como objetivo atender toda a população piauiense e, principalmente, os municípios que mais sofrem com áreas...

Governo testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares

Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança vai entrar em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data...
spot_img

Posts Recomendados