Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ao acusar militares, Ciro Nogueira pode entrar no radar dos investidores do golpe

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao acusar os ex-comandantes do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Junior, de prevaricação, o senador Ciro Nogueira (PP/PI), pode ter entrado no radar dos investidores da tentiva de golpe de estado planejado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no final de 2022. 

O senador foi ousado e demonstrou lealdade ao ex-chefe. Mas a questão agora seria esclarecer quem teria prevaricado primeiro em não denunciar o plano do golpe: Ciro Nogueira, então chefe da Casa Civil e um dos ministros mais próximos de Bolsonaro e mais poderosos do governo, ou o general e o tenente-brigadeiro do ar?

Ao mexer com os militares Ciro pode entrar na mira da PF porque ninguém acredita que um ministro tão poderoso e importante como era, não tenha visto nada e nem tenha ouvido falar nada sobre o planejamento de golpe de estado bem próximo ao gabinete dele. E, se soube, porque não tomou nenhuma providência? 

A Constituição Federal diz que prevaricação é um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral e consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Ciro Nogueira entra no radar dos investidores do golpe

Sigilo aberto 

No final da semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, derrubou o sigilo dos depoimentos dados à Polícia Federal por militares de alta patente que teriam testemunhado a pretensão de Jair Bolsonaro de dar um golpe de estado para evitar a posse do presidente Lula e se manter do cargo.

Diante do que disseram as testemunhas, Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, usou sua conta no “X”, para insinuar que os ex-chefes do Exército e da FAB teriam prevaricado. Na visão de Ciro, se os militares não adotaram nenhuma providência contra a tentativa de golpe, no mínimo, cometeram crime de  prevaricação.

Na verdade, o senador quis desqualificar os depoimentos ao questionar o fato de só agora, depois de Lula ter assumido, os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica terem dito que testemunharam ações para perpetrar um golpe. Ele também insinuou que os dois militares “batem continência” para quem está no poder.

O outro lado

Ocorre que, na mesma época da intentona golpista, Ciro Nogueira era um dos ministros mais próximos de Bolsonaro e mais poderosos do governo. E nestas condições, é estranho que ele, vivendo ali, bem no meio das decisões, não tenho tomado conhecimento de nada do que está sendo dito à PF por ex-assessores de Bolsonaro, como o ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, e os ex-chefes do Exército e Aeronáutica.

Se realmente não soube de nada sobre o golpe, então Ciro Nogueira não era assim tão próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro e tão poderoso como mostrava ser. O gabinete do ministro da Casa Civil é um dos mais próximo da sala de despechos do presidente da República e o titular da pasta sempre tem livre acesso ao chefe da Nação.

O gabinete do ministro da Casa Cilvil também fica próximo ao grande salão onde ocorreram algumas reuniões do presidente com ministros, incluindo a que houve tratativas sobre o golpe e que foi filmada e da qual participaram quase todos os ministros importantes do governo. Ciro não foi convidado para a reunião? E nem soube do que foi tratado nela?

O outro lado

Na segunda-feira (18), ao rebater as insinuações de Ciro, o tenente-brigadeiro do ar Baptista Júnior também usou as redes sociais e disse que o senador atacou as instituições, principalmente as militares, ao colocar sob suspeitas as informações dadas pelos ex-chefes das forças à Polícia Federal.

As investigações sobre a intentona golpista estão longe de acabar. E muita gente ainda vai ser intimado a dizer o que sabe, inclusive detentores do tal do “foro privilegiado”. Como Ciro Nogueira, outros poderosos ministros de era Bolsonaro, dentre eles Paulo Guedes, da Economia, ainda não deram explicações à PF sobre o que viram e estavam fazendo entre a primavera e verão de 2022.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Cerca de 38 mil pessoas têm diagnóstico de autismo no Piauí, aponta IBGE; homens são maioria

Os dados foram divulgados pelo Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quase 38 mil pessoas...

Rafael Fonteles passa cargo a Themístocles e embarca na 13ª viagem internacional

É a segunda viagem internacional do chefe do executivo estadual em 2025 e a 13ª durante o mandato do...

Ex-prefeito no Maranhão é preso por estuprar jovem evangélica

O gestor cometeu o crime no último ano do mandato no município de Santa Inês, no Maranhão. A Polícia Civil...

Piauí deve liderar o crescimento econômico do Nordeste em 2025

O destaque é o agronegócio, com expansão estimada em 10,5%, puxada pela safra recorde de soja. Com previsão de alta...
spot_img

A partir de hoje é proibido apreender motos por débitos tributários em operações policiais no Piauí

Além desta, mais cinco leis do Pacto Pela Ordem foram sancionadas pelo Governo e passam a valer. Veja quais...

Projeto quer multar em até R$ 200 mil fraudes em postos de combustível no Piauí

Texto apresentado por Warton Lacerda (PT) prevê penalidades severas, incluindo cassação de inscrição estadual, para estabelecimentos que adulterarem bombas. Um...
spot_img

Posts Recomendados