Lider ianomâmi Davi Kopenawa se encontra com Papa Francisco e pede ajuda para combater o garimpo ilegal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

‘Eu tinha vontade de encontrá-lo, vontade de pegar na mão dele, como se fosse um amigo’, disse Kopenawa sobre o pontífice

Davi Kopenawa, liderança indígena ianomâmi, se encontrou, nesta quarta-feira, com o papa Francisco em uma audiência no Vaticano. Kopenawa disse ter relatado ao pontífice a situação enfrentada pelos ianomâmis, que lidam com a invasão de garimpeiros ilegais e a desnutrição em suas terras.

— O papa me recebeu muito bem. Gostei que ele abriu a porta para mim entrar onde ele trabalha, foi muito importante para o que eu queria. Eu tinha vontade de encontrá-lo, vontade de pegar na mão dele, como se fosse um amigo. Foi muito ótimo — disse ele, durante uma entrevista no canal Vatican News — Pedi a ele que retirasse os garimpeiros ilegais das terras do meu povo este ano.

Liderança indígena se encontra com papa Francisco, no Vaticano — Foto: Reprodução

— As crianças ianomâmis estão desnutridas por causa do garimpo, por causa das autoridades que deixaram entrar, invadir as terras yanomamis, e muitas doenças estão se espalhando por causa dessa realidade — disse ainda.

Kopenawa visitou diferentes cidades italianas nos últimos dias e falou sobre a situação da tribo na Amazônia.

— Ele (o papa) é um homem que valoriza o meio ambiente. Posso dizer que saí desse encontro com Francisco muito contente e animado.

Nova megaoperação na Terra Indígena Yanomâmi

Sem conseguir impedir a atividade de garimpeiros na Terra Indígena Yanomâmi, o governo vai iniciar a partir de maio uma nova fase da operação de desintrusão. Entre as medidas estão o reforço de segurança na fronteira com a Venezuela e o sufocamento de atividades ilegais que permitem o acesso dos invasores à reserva, como pontos de abastecimento de aeronaves irregulares.

As operações acontecem na esteira do lançamento da Casa de Governo, localizada em Roraima. Inaugurada em fevereiro, a estrutura vai coordenar as novas operações, que acontecerão de maneira simultânea em várias frentes de combate. A estratégia prevê que isso ocorra de maneira contínua, a partir da percepção de que os garimpeiros retornavam para a terra indígena nos intervalos das ações emergenciais executadas ao longo do último ano.

Inicialmente, a nova etapa da desintrusão custará R$ 1 bilhão, já liberado por uma medida provisória de crédito extra editada em março. O texto determinou a divisão dos valores entre oito ministérios: Justiça e Segurança Pública; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; da Defesa; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Pesca e Aquicultura; dos Direitos Humanos e da Cidadania; e dos Povos Indígenas, que concentra a maior parte dos recursos, com R$ 455 milhões.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcos Parente ganha Van adaptada para beneficiar pacientes em tratamento de saúde

Veículo garantido por emenda parlamentar proporcionará conforto aos marcoenses em tratamento fora do município. Na manhã desta quinta-feira, 16 de...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe inicia campanha de mobilização para prevenir queimadas em meio ao clima seco

O município planeja ampliar sua campanha com palestras, panfletagem e outras ações educativas para conscientizar a população sobre a...

Mais de 150 crianças foram vítimas de estupro no Piauí no primeiro trimestre de 2024

Maio Laranja faz alerta para o abuso sexual em crianças e adolescentes. No mês de combate ao abuso sexual infantil,...
spot_img

Esporte: sorteados times que se enfrentarão na 1ª rodada da Copa Floriano 2024

A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de Maio, às 19h, e o 1° jogo fica...

Nos EUA, governador defende transição energética e aponta Piauí como um celeiro de oportunidades

Rafael Fonteles esteve presente em dois eventos financeiros em Nova Iorque nesta quarta (15), onde apresentou o modelo de...
spot_img

Posts Recomendados