Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Sergio Moro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As siglas decidiram mover ações, visando evitar a jurisdição da Justiça Eleitoral do Paraná.

O Partido Liberal (PL) e a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), buscando a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e a sua inelegibilidade.

As siglas decidiram mover ações contra o ex-juiz, visando evitar a jurisdição da Justiça Eleitoral do Paraná. O objetivo dos partidos é lançar um candidato para preencher a vaga de Moro no Senado.

PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Sergio Moro

Os partidos cumpriram o prazo para apresentar recurso contra a absolvição do ex-juiz da Operação Lava Jato, que terminou às 23h59 de segunda-feira, 22. A justificativa para a cassação e a inelegibilidade do senador por 8 anos é a alegação de que ele teria cometido “abuso de poder econômico” durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) já havia rejeitado a cassação de Moro em 9 de abril, por 5 votos a 2. No tribunal, o recurso é conhecido como embargos de declaração, que visam esclarecer contradições ou omissões da decisão, sem poder alterá-la. Por outro lado, o recurso ordinário ao TSE permite uma nova análise do caso e pode reverter a decisão da instância inferior.

O recurso do PT, com 218 páginas, contou com as assinaturas dos advogados Luiz Eduardo Peccinin e Ângelo Ferraro. Eles acusam o relator do caso no TRE, Luciano Falavinha Carrasco, de cometer erros na análise das provas.

Os advogados dos partidos esperam que, no TSE, o julgamento ocorra até agosto e resulte na cassação do mandato de Moro. Isso levaria a uma eleição suplementar em novembro. Nos bastidores, houve insatisfação de Moro com os líderes do PL, pois aliados de Jair Bolsonaro sugeriram que o partido não recorresse. No entanto, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, manteve a decisão e considera Paulo Martins (PL-PR) como favorito para assumir o cargo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ministério da Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Ação visa ampliar a proteção da população em período de aumento de casos de doenças respiratórias. Meta é vacinar...

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões

Medida visa coibir abusos e estimular a competição As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão um limite...

Lula cumprimenta novo Papa e deseja continuidade ao legado de Francisco

Presidente também destacou a importância de promover a solidariedade e combater o ódio e a intolerância. O presidente Luiz Inácio...

Amazônia: alerta de desmatamento cresce e mobiliza governo

Inpe identificou tendência de alta em abril; acumulado tem queda O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou uma tendência...
spot_img

Remédios emagrecedores fazem Vigilantes do Peso pedir falência

Empresa de mais de 60 anos, conhecida por programas de dieta, está enfrentando dívidas e forte concorrência de medicamentos...

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 45 milhões

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (10), em...
spot_img

Posts Recomendados