PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Sergio Moro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As siglas decidiram mover ações, visando evitar a jurisdição da Justiça Eleitoral do Paraná.

O Partido Liberal (PL) e a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), buscando a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e a sua inelegibilidade.

As siglas decidiram mover ações contra o ex-juiz, visando evitar a jurisdição da Justiça Eleitoral do Paraná. O objetivo dos partidos é lançar um candidato para preencher a vaga de Moro no Senado.

PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Sergio Moro

Os partidos cumpriram o prazo para apresentar recurso contra a absolvição do ex-juiz da Operação Lava Jato, que terminou às 23h59 de segunda-feira, 22. A justificativa para a cassação e a inelegibilidade do senador por 8 anos é a alegação de que ele teria cometido “abuso de poder econômico” durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) já havia rejeitado a cassação de Moro em 9 de abril, por 5 votos a 2. No tribunal, o recurso é conhecido como embargos de declaração, que visam esclarecer contradições ou omissões da decisão, sem poder alterá-la. Por outro lado, o recurso ordinário ao TSE permite uma nova análise do caso e pode reverter a decisão da instância inferior.

O recurso do PT, com 218 páginas, contou com as assinaturas dos advogados Luiz Eduardo Peccinin e Ângelo Ferraro. Eles acusam o relator do caso no TRE, Luciano Falavinha Carrasco, de cometer erros na análise das provas.

Os advogados dos partidos esperam que, no TSE, o julgamento ocorra até agosto e resulte na cassação do mandato de Moro. Isso levaria a uma eleição suplementar em novembro. Nos bastidores, houve insatisfação de Moro com os líderes do PL, pois aliados de Jair Bolsonaro sugeriram que o partido não recorresse. No entanto, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, manteve a decisão e considera Paulo Martins (PL-PR) como favorito para assumir o cargo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dia das Mães é festejado com alegria pelos idosos do CCI de Guadalupe no Clube Mandacaru

A prefeita Neidinha Lima destacou a importância desses encontros para a terceira idade, ressaltando que eles acontecem semanalmente e...

Sancionada lei que prevê meia passagem para estudantes em transporte intermunicipal

O governador em exercício Themistocles Filho (MDB) sancionou a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí que prevê meia...

Médico com câncer incurável no cérebro cria o próprio tratamento e está livre da doença

O médico Richard Scolyer descobriu no ano passado que tinha glioblastoma, um tipo de câncer incurável no cérebro. Aí...

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul e pede foco em outros itens

Peças de vestuário já correspondem a 70% dos donativos arrecadados nas agências dos Correios, em todo o Brasil. Os Correios...
spot_img

STF elege Mendonça para a vaga de Moraes no TSE e novo ministro diz que será ‘imparcial’

André Mendonça foi indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível por decisão do TSE. O ministro do...

Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos, após recuo da água

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre,...
spot_img

Posts Recomendados