Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Pesquisa IBGE aponta que mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com o ministro do MDA, Wellington Dias, este é o segundo melhor resultado de toda a série da EBIA. “Sair de 15,5% da população em situação de fome para 4,1% em apenas um ano é recorde.

O número de pessoas com insegurança alimentar e nutricional grave no Brasil recuou de 33,1 milhões em 2022 para 8,7 milhões em 2023, passando de 15,5% da população para 4,1%, uma queda de 11,4 pontos percentuais. 

Os dados de 2023 são do módulo Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já os números de 2022 foram colhidos pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). 

A pesquisa do IBGE foi realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDA), usando como referencial metodológico a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), que permite a identificação e classificação dos domicílios de acordo com o nível de segurança alimentar de seus moradores. 

Sérgio Amaral/MDS

Recorde

De acordo com o ministro do MDA, Wellington Dias (foto), este é o segundo melhor resultado de toda a série da EBIA. “Sair de 15,5% da população em situação de fome para 4,1% em apenas um ano é recorde. Importante pontuar que, de 2019 a 2022, não deixaram o IBGE fazer o EBIA, mas o Brasil não ficou sem pesquisa. Os pesquisadores brasileiros, incluindo cientistas e técnicos de várias universidades e técnicos do próprio IBGE, foram a campo e fizeram pela Rede Penssan”, disse o ministro à Agência Brasil.  

Ele também lembrou que os dados apresentados são resultado do esforço do governo federal em retomar as políticas públicas de redução da fome e da pobreza. “No ano de 2023, tiramos dessa situação 24,4 milhões de pessoas que passaram a tomar café, almoçar e jantar todos os dias”, assinalou. 

Segundo o IBGE, em 2023 o país tinha 27,6% (ou 21,6 milhões) dos seus domicílios em situação de insegurança alimentar, sendo 18,2% (ou 14,3 milhões) com insegurança alimentar leve, 5,3% (ou 4,2 milhões) com insegurança alimentar moderada e 4,1% (ou 3,2 milhões) com insegurança alimentar grave. 

Brasília (DF) 25/04/2024 – Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, durante entrevista no programa a Voz do Brasil, nos estúdios da EBC.   Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Para a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, os números indicam que – em um período curto – as políticas públicas de combate à fome e à pobreza foram muito efetivas.

Ela lembra que o país passou por um período muito grande, a partir de 2016, de retrocesso de políticas públicas no setor. 

“A gente comemora, mas nós sabemos que ainda tem muito trabalho pela frente, e vamos continuar fazendo para conseguir vencer a situação de fome e também garantir alimentação como direito, garantir segurança alimentar e nutricional para a população brasileira”, diz a secretária, que é responsável pelo plano Brasil Sem Fome.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Acusado de sequestrar filho de empresário em Monsenhor Gil receberia R$ 800 pelo crime, diz Draco

Ao todo, a polícia identificou oito pessoas envolvidas no crime, entre elas uma menor de idade. O último acusado de...

Amigos FC e China decidem o título do Campeonato Jerumenhense neste sábado, 16 de agosto, às 16h, no Estádio Leondão

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A grande final do Campeonato Jerumenhense de Futebol Amador 2025 será neste sábado,...

Presidente da Câmara de Guadalupe, Adão Moura, torna-se membro do Rotary Club da cidade

O evento foi conduzido pela presidente do Rotary de Guadalupe, a vice-prefeita Hélvia Almeida, e pelo vice Dr. Verônico...

Correios alerta para golpe de falsos processos seletivos

Páginas patrocinadas estão publicando falsos anúncios de concurso para a empresa e cobrando pagamento de taxas. Os Correios publicou nota...
spot_img

Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de drogas em Teresina

Ação ocorreu na zona rural sul da capital. A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento Estadual de Repressão...

Ex-governador Wilson Martins afirma que seu ingresso no PSD foi por meio do convite de Gilberto Kassab

A notícia da filiação do primeiro suplente de deputado federal do PT, Wilson Martins, provocou a reação do deputado...
spot_img

Posts Recomendados