Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Reajuste do transporte intermunicipal deve ser suspenso no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Medida foi uma das resoluções aprovadas durante a audiência pública na Alepi.

A segunda parcela do reajuste na tarifa do transporte intermunicipal, de 6,7%, prevista para junho, deverá ser suspensa pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agrespi). A previsão era que o aumento atingisse 25%. A primeira parcela foi implementada em janeiro deste ano.

A medida foi uma das resoluções aprovadas durante a audiência pública, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na manhã de quarta-feira (24).

Transporte alternativo

O presidente da audiência, deputado estadual Francisco Lima (PT), afirmou que os parlamentares da Alepi estudam sugerir alterações na Projeto de Lei Ordinária do Governo 20/24, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.

“Outra proposta é criar um mecanismo que possa financiar subsídio dessas passagens de usuários sistemáticos, sobretudo aqui de Teresina. São trabalhadores que desenvolvem suas atividades aqui e que usam diariamente esse sistema de transporte. Além disso, configurar, dentro do projeto de lei do governo, um diferencial na tarifa para a região da Grande Teresina”, disse.

O reajuste tarifário afeta o preço dos ônibus, que realizam os percursos: Teresina – Altos, Teresina-José de Freitas, Teresina-Campo Maior e Teresina-União.

O deputado Francisco Limma criticou a metodologia proposta pela Agrespi e a Secretaria de Transportes (Setrans).

“A cada portaria, a Setrans usa um índice diferenciado. Já usou inflação, já usou índice da Agência Nacional de Transportes Terrestres, já usou IPCA [Índice de Preços ao Consumidor], já usou outros índices. É preciso que a gente remeta isso, ou para resolução da Agrespi, ou para o projeto de lei do governo que está tramitando aqui”, destacou.

Por meio de nota, a Agrespi informou que a suspensão do reajuste é de competência do Governo do Estado e que os atos praticados são passíveis de recursos dirigidos à própria agência.

Confira a nota na íntegra:

Os atos praticados pela AGRESPI são passíveis de recursos dirigidos à própria agência- O reajuste da aplicação da tarifa do transporte autorizado pela Agrespi é direito dos permissionários aplicar. Como também, conforme a lei 7.049/17, é direito do usuário e do concessionário, recorrer.

A lei que cria o plano diretor do transporte permite que o governo escolha o modelo de governança do transporte intermunicipal de passageiros. Podendo, escolher o modelo regionalizado, nucleado ou outro que venha a satisfazer a gestão pública do transporte intermunicipal.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe realiza oficina de capacitação para produtores de ovinos e caprinos, com participação de alunos e apoio do Sebrae

Por Gleison Fernandes. A Prefeitura Municipal de Guadalupe, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu, na manhã deste sábado, 24...

Guadalupe lidera produção de peixes no Piauí, com mais de 5 mil toneladas e receita superior a R$ 47 milhões

Por Gleison Fernandes. O município de Guadalupe se consolidou como o maior produtor de peixes do Piauí, com uma produção...

Governo Lula lança programa voltado a ajudar agricultores familiares com recuperação de solo

Plano, que teve um investimento inicial de R$ 42,8 milhões, tem por objetivo reduzir as desigualdades na produção rural O...

Aposentados descobrem débitos automáticos sem autorização em benefício do INSS

Diferente do que aconteceu na fraude do INSS, os descontos não são feitos na folha de pagamento, mas direto...
spot_img

INSS usará agências dos Correios para atender vítimas de fraudes em benefícios

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o INSS, o Ministério da Previdência Social e os Correios....

Fim de semana no Piauí será de chuvas no norte e calor em todas as mesorregiões

As rajadas de chuva podem chegar a 36 km/h entre sexta (23) e sábado (24). O Piauí terá um fim...
spot_img

Posts Recomendados