Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios do estado.

Entre os dados que a população poderá acompanhar em tempo real, estão os índices de saúde como casos de doenças, vacinação, além de informações sobre os hospitais, UPAs e UBS. O serviço vai disponibilizar também, a longo prazo, a situação das filas para cirurgias, tempo de espera, tratamentos e cirurgias eletivas.

Foto: Sesapi

O Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (Cieges) foi apresentado hoje e poderá ser acessado, neste momento, apenas por gestores. Nos próximos dias, a Sesapi vai disponibilizar para consulta pública. Durante apresentação estava presente o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),Jurandi Frutuoso.

“A população poderá visualizar os índices de saúde do município e os serviços que estará disponibilizando naquela localidade. Ela vai poder interagir com as secretarias por meio dessa ferramenta, além de obter informações. Com isso, estamos levando mais transparência à saúde pública do Piauí”, disse o diretor de tecnologia da Sesapi, Odisley Soares Silva.

O secretário Estadual de Saúde, Antônio Luiz, informou que está avaliando com os municípios as informações que poderão ser disponibilizada ao público.

“A parte de gestão, que é a informação sobre morte, mortalidade, cirurgias que vão ser feitas, os municípios poderão ter acesso e nós também. Agora, a posição na fila de espera quando estiver arrumado no sistema, será colocado também para o cidadão”, disse o secretário.

“Hoje é possível os órgãos de controle e os hospitais sabem a posição em fila de espera. A pessoa pode também saber perguntando no hospital, mas não está aberta ao público ainda essa parte de posição na fila, nem o tempo para ser atendido”, disse Antonio Luiz.

O Centro de Inteligência vai monitorar também efetividade das políticas públicas, insumos e intervenções e resultados nos hospitais, unidades de saúde, laboratórios, sistemas de vigilância em saúde e epidemiológica com enfoque nas regiões e macrorregiões de saúde.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Desejo sucesso a todos que estão concorrendo às 173 vagas”, diz Jesse James sobre concurso de Guadalupe com 9.167 inscritos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O concurso público da Prefeitura Municipal de Guadalupe, que oferta 173 vagas para...

Produtores familiares do Piauí exportam algodão orgânico para mercado francês

Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense vêm desenvolvendo uma produção diferenciada de algodão orgânico certificado, matéria-prima de tênis...

Estudo descobre que dormir demais aumenta o risco de morte. Saiba porquê

Estudos recentes indicam que dormir mais de nove horas pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de morte....

Ministro Wellington Dias participa da divulgação do Mapa da Fome no mundo nesta segunda-feira na Etiópia

Publicação da FAO e da ONU apresenta panorama atualizado da insegurança alimentar no mundo; ministro participa do lançamento e...
spot_img

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, revela Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o levantamento, a taxa de mortes violentas no estado ficou abaixo da média nacional no ano de 2024. Mais...

Produtores de mel piauienses buscam novos mercados em meio ao tarifaço do presidente americano

O Grupo Sama, um dos maiores exportadores do país, anunciou que está abrindo novas rotas comerciais, especialmente na Europa...
spot_img

Posts Recomendados