Ativar para ir para o player da Audima

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios do estado.

Entre os dados que a população poderá acompanhar em tempo real, estão os índices de saúde como casos de doenças, vacinação, além de informações sobre os hospitais, UPAs e UBS. O serviço vai disponibilizar também, a longo prazo, a situação das filas para cirurgias, tempo de espera, tratamentos e cirurgias eletivas.

Foto: Sesapi

O Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS (Cieges) foi apresentado hoje e poderá ser acessado, neste momento, apenas por gestores. Nos próximos dias, a Sesapi vai disponibilizar para consulta pública. Durante apresentação estava presente o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),Jurandi Frutuoso.

“A população poderá visualizar os índices de saúde do município e os serviços que estará disponibilizando naquela localidade. Ela vai poder interagir com as secretarias por meio dessa ferramenta, além de obter informações. Com isso, estamos levando mais transparência à saúde pública do Piauí”, disse o diretor de tecnologia da Sesapi, Odisley Soares Silva.

O secretário Estadual de Saúde, Antônio Luiz, informou que está avaliando com os municípios as informações que poderão ser disponibilizada ao público.

“A parte de gestão, que é a informação sobre morte, mortalidade, cirurgias que vão ser feitas, os municípios poderão ter acesso e nós também. Agora, a posição na fila de espera quando estiver arrumado no sistema, será colocado também para o cidadão”, disse o secretário.

“Hoje é possível os órgãos de controle e os hospitais sabem a posição em fila de espera. A pessoa pode também saber perguntando no hospital, mas não está aberta ao público ainda essa parte de posição na fila, nem o tempo para ser atendido”, disse Antonio Luiz.

O Centro de Inteligência vai monitorar também efetividade das políticas públicas, insumos e intervenções e resultados nos hospitais, unidades de saúde, laboratórios, sistemas de vigilância em saúde e epidemiológica com enfoque nas regiões e macrorregiões de saúde.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Secretaria de Saúde do Piauí entrega veículos adaptados para 22 municípios

O governador Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias participarão da solenidade. A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí...

Pressão “12 por 8” passa a ser considerada alta; entenda novas diretrizes

Recomendações atualizadas da Sociedade Europeia de Cardiologia trazem mudanças no diagnóstico e tratamento de hipertensão. A hipertensão, ou pressão alta,...

Rafael Fonteles comemora resultado das propostas na Chamada Nordeste; Piauí pleiteia R$ 9,2 bilhões

A chamada pública de projetos para o Nordeste da Nova Indústria Brasil recebeu 246 propostas dos nove estados da...

Paulo Edberg, da Sala do Empreendedor de Guadalupe, conquista 1º lugar em categoria nacional durante evento do Sebrae em Cuiabá

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O município de Guadalupe ganhou destaque nacional por meio do trabalho do Agente...
spot_img

Mandato do prefeito e vice de São João da Serra foi cassado pela Justiça Eleitoral; novas eleições serão realizadas

Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito de São João da Serra por abuso de poder. Veja o que acontece...

Guadalupe debate Projeto Pilares II e projeta participação no seminário regional em Uruçuí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e...
spot_img

Posts Recomendados