Governador Rafael participa de inauguração de Complexo Solar com capacidade para abastecer 550 mil residências por ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Complexo Solar é o primeiro empreendimento da companhia chinesa SPIC no Brasil e consolida o Piauí no cenário nacional da transição energética.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (7), no município de Brasileira, da inauguração do Complexo Solar Marangatu, empreendimento da SPIC Brasil, companhia chinesa que instala seu primeiro parque solar no Brasil. “É um parque gigante, somando as duas etapas, são mais de 700 MWp, consolidando ainda mais o protagonismo do Piauí na transição energética”, disse.

O parque inaugurado tem capacidade de gerar 446 MWp, o suficiente para abastecer, aproximadamente, 550 mil residências por ano. A instalação do empreendimento, de acordo com o governador, superou as expectativas com a geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, sendo 80% da mão de obra local.

Complexo Solar Marangatu 21.jpg

Segundo o governador, a instalação de mais essa usina permite ao Piauí atrair indústria de produtos verdes, iniciando pela produção de hidrogênio verde, seguindo depois para produção amônia, metanol, siderurgia verde e fertilizantes verdes. Tudo isso faz parte da estratégia de industrialização do nosso estado”, explica Rafael.

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, esse processo de transição energética é semelhante ao que ocorre com a agroindústria, onde há, inicialmente, a produção de grãos e depois há a implantação de frigorífico e usina de biocombustível. “Do mesmo modo ocorre com a economia verde, inicia pela energia produzida com as usinas renováveis solar, eólica e hidroelétrica e depois segue para fase industrial. Então, o parque Marangatu, da SPIC Brasil, é mais um passo nessa direção”, explica.

“Com a Marangatu, a SPIC Brasil dá um importante passo na estratégia de crescimento em energia renovável no país. E é fundamental termos essa parceria com o Piauí, uma região que tem crescido na geração de energia com uso de fontes renováveis”, afirma Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.

Complexo Solar Marangatu 25.jpg
Complexo Solar Marangatu 41.jpg
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...

Prefeito e Governador de São Paulo pedem a Lula ajuda com o apagão da Enel

Os apagões da Enel têm sido constantes sempre que ocorrem eventos climáticos. O governo federal e o governo estadual...
spot_img

Pesquisa aponta que maioria dos deputados defendem que Bolsonaro retire a candidatura de vez

Levantamento Quaest Genial mostra ambiente dividido na oposição e indica incertezas sobre o peso político de Bolsonaro na próxima...

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes sobre fim de sanções dos EUA

Governo americano retirou nome do ministro da Lei Magnitsky O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou...
spot_img

Posts Recomendados