Governo alinha ações para prevenção e controle às queimadas e incêndios florestais no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Defesa Civil irá emitir nos próximos dias, uma nota técnica orientando as defesas civis municipais a procederem durante o período seco.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), Werton Costa, se reuniu na manhã desta segunda-feira (08), com representantes das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); do Planejamento (Seplan); Corpo de Bombeiros e Ibama. Na pauta, foram discutidas ações colaborativas entre os órgãos para a prevenção e controle às queimadas e incêndios florestais no Piauí.

Para Werton Costa, a reunião é muito importante e caracteriza um alinhamento intersetorial entre as secretarias.

“A gente sabe, por exemplo, que essas ocorrências costumam provocar grandes danos ao meio ambiente, ao patrimônio e prejuízos para a sociedade piauiense. Então, se de certa forma, o poder público estiver organizado e com um devido planejamento se antecipar à ocorrência desses fenômenos, as nossas ações de combate, e de resposta serão efetivas e vão naturalmente coibir tantas ações criminosas, no que diz respeito a incêndios florestais, quanto proteger a nossa biosfera, ecossistemas e proteger também a economia, sobretudo, da agricultura familiar”, ressalta Werton.

O chefe de Núcleos de Estudos Estratégicos do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel de Rivelino Moura, conta que o encontro é de grande valia para os órgãos envolvidos em situações de resposta e desastres para o planejamento das ações coletivas.

“Estaremos fazendo o planejamento, já que começa agora, no segundo semestre, o combate a incêndio em todos os municípios do Estado. O Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil, e a Semarh, são os órgãos de pronto emprego e resposta para esses eventos”, ressalta o tenente-coronel.

A Secretaria de Defesa Civil irá emitir nos próximos dias, uma nota técnica baseada em dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Ministério da Saúde, orientando todas as defesas civis municipais a procederem nessa fase de período seco, envolvendo principalmente a questão da umidade relativa do ar e o risco de inflamabilidade e incêndio. Além disso, também estão previstas a capacitação específica em riscos do período seco, utilizando a Classificação Brasileira de Desastre (COBRAD), para inserir na plataforma S2ID, que é a plataforma de gestão de risco de desastres.

A Sedec busca sensibilizar os gestores municipais para reportar essas ocorrências, visto que é uma meta estabelecida dentro da Sedec o combate à subnotificação. 

“A notificação de dados como esses são extremamente relevantes para definir as políticas públicas de prevenção, mas, principalmente, para prospectar e buscar os recursos de reparação, que são essenciais para recuperar a economia e o dano provocado por um desastre de grande monta que é um incêndio”, explica o diretor Werton Costa.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...

Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a...

“Vence a agiotagem”, diz ministro Boulos sobre taxa Selic em 15% ao ano

Esta é a quarta reunião consecutiva que o colegiado mantém a taxa básica de juros no atual patamar. Boulos...

Câmara salva mandato de Glauber Braga e suspende o parlamentar ao invés de cassá-lo

Na terça-feira (9), o deputado foi retirado à força da cadeira da Presidência na Mesa Diretora após se negar...
spot_img

Contribuintes têm até segunda (15) para garantir descontos de até 95% em multas e juros pelo Refis 2025

O programa possibilita que pessoas físicas e jurídicas regularizem pendências fiscais com condições especiais referentes a ICMS, IPVA, ITCMD...

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...
spot_img

Posts Recomendados