Governo alinha ações para prevenção e controle às queimadas e incêndios florestais no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Defesa Civil irá emitir nos próximos dias, uma nota técnica orientando as defesas civis municipais a procederem durante o período seco.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), Werton Costa, se reuniu na manhã desta segunda-feira (08), com representantes das Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); do Planejamento (Seplan); Corpo de Bombeiros e Ibama. Na pauta, foram discutidas ações colaborativas entre os órgãos para a prevenção e controle às queimadas e incêndios florestais no Piauí.

Para Werton Costa, a reunião é muito importante e caracteriza um alinhamento intersetorial entre as secretarias.

“A gente sabe, por exemplo, que essas ocorrências costumam provocar grandes danos ao meio ambiente, ao patrimônio e prejuízos para a sociedade piauiense. Então, se de certa forma, o poder público estiver organizado e com um devido planejamento se antecipar à ocorrência desses fenômenos, as nossas ações de combate, e de resposta serão efetivas e vão naturalmente coibir tantas ações criminosas, no que diz respeito a incêndios florestais, quanto proteger a nossa biosfera, ecossistemas e proteger também a economia, sobretudo, da agricultura familiar”, ressalta Werton.

O chefe de Núcleos de Estudos Estratégicos do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel de Rivelino Moura, conta que o encontro é de grande valia para os órgãos envolvidos em situações de resposta e desastres para o planejamento das ações coletivas.

“Estaremos fazendo o planejamento, já que começa agora, no segundo semestre, o combate a incêndio em todos os municípios do Estado. O Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil, e a Semarh, são os órgãos de pronto emprego e resposta para esses eventos”, ressalta o tenente-coronel.

A Secretaria de Defesa Civil irá emitir nos próximos dias, uma nota técnica baseada em dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Ministério da Saúde, orientando todas as defesas civis municipais a procederem nessa fase de período seco, envolvendo principalmente a questão da umidade relativa do ar e o risco de inflamabilidade e incêndio. Além disso, também estão previstas a capacitação específica em riscos do período seco, utilizando a Classificação Brasileira de Desastre (COBRAD), para inserir na plataforma S2ID, que é a plataforma de gestão de risco de desastres.

A Sedec busca sensibilizar os gestores municipais para reportar essas ocorrências, visto que é uma meta estabelecida dentro da Sedec o combate à subnotificação. 

“A notificação de dados como esses são extremamente relevantes para definir as políticas públicas de prevenção, mas, principalmente, para prospectar e buscar os recursos de reparação, que são essenciais para recuperar a economia e o dano provocado por um desastre de grande monta que é um incêndio”, explica o diretor Werton Costa.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

GSI derrubou 13 drones suspeitos em eventos do presidente Lula

O evento que mais teve drones derrubados foi durante a caminhada do Dois de Julho, em Salvador (BA) O Gabinete...

Fuzil AR-15, reação de sniper e mais: veja os detalhes do atentado contra Donald Trump

Trump foi alvo de um atentado durante comício na Pensilvânia, no sábado (13). Atirador foi morto e teve amostras...

Secretaria da Saúde realiza ações em alusão ao Dia do Homem e do Motorista

Na programação constam atividades com ações de saúde, capacitação, distribuição de preservativos e ações educativas. A Secretaria de Estado da...

Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta-feira

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral estão abertas até quinta-feira, 18, às 18h. As inscrições para o...
spot_img

PRF registra aumento de 166% na recuperação de veículos roubados no Piauí

Somente neste ano, 170 veículos roubados, furtados, adulterados ou apropriados indevidamente foram recuperados no Piauí. Nos primeiros 10 dias de...

Piauí tem municípios com alerta de baixa umidade e de vendaval até 16 de julho

Com alerta amarelo estão 143 cidades, onde a previsão é de umidade relativa do ar variando entre 30% e...
spot_img

Posts Recomendados