Com novo ‘veranico’, clima voltar a esquentar hoje em boa parte do Brasil; fenômeno deve se estender até a próxima semana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um novo bloqueio atmosférico que se forma na região central do país contribui para a alta das temperaturas. Marcas acima da média são tendência para este inverno segundo os meteorologistas.

Após uma sequência de frentes frias, que amenizaram as temperaturas principalmente no Centro-Sul, o tempo deve voltar a esquentar em boa parte do Brasil. A partir desta quinta-feira (18), uma nova massa de ar quente deve se instalar na região central, fazendo com que as temperaturas voltem a subir.

Divulgação

Segundo a Climatempo, um novo bloqueio atmosférico está se formando na faixa central do Brasil, o que contribui para a manutenção de uma massa de ar quente.

Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Esses fenômenos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva. Além disso, dificultam o avanço de frentes frias pelo interior do país.

Centro-Sul do país deve ter temperaturas acima da média com novo veranico nos próximos dias. — Foto: Inmet

No caso dessa nova massa de ar quente, a alta nas temperaturas deve se estender até o dia 25 de julho, e atingir de forma mais direta o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. (veja no mapa abaixo)

Brasil deve ter novo veranico a partir desta quinta-feira (18). — Foto: Arte/g1

Brasil deve ter novo veranico a partir desta quinta-feira (18). — Foto: Arte/g1

Nessas regiões, em vermelho no mapa, as temperaturas podem ficar até 7ºC acima da média esperada para o mês de julho.

Já na área em laranja, que abrange boa parte dos estados do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, boa parte do Centro-Oeste e sul do Acre, os termômetros devem registrar marcas entre 3ºC e 5ºC acima da média.

Novo veranico

Com a nova alta das temperaturas, o Brasil deve passar por um veranico nos próximos dias.

Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.

Isso porque as ondas de calor são caracterizadas não só pelas altas temperaturas registradas, mas pelo prejuízo à saúde e pelo calor persistente, tanto diurno como noturno.

No caso da alta esperada a partir desta quinta, as máximas devem ficar mais elevadas, mas as mínimas seguem frescas em boa parte do Brasil.

Tendência para o inverno

Os veranicos seguem a tendência prevista para esse inverno de temperaturas acima da média, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste.

Os meteorologistas lembram que, apesar da expectativa ser de um inverno com médias de mais altas, isso não significa que não teremos dias frios.

Curtos períodos de frio, como os registrados nas últimas semanas, também podem ocorrer, inclusive com maior variabilidade térmica do que o observado no ano passado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí cresce na exploração de eucalipto e produz R$ 47 milhões

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Piauí tem se destacado na exploração de...

Sesapi prorroga campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal

A ação para imunização de aproximadamente 808 cães e gatos, que terminaria neste domingo (29), será mantida nos municípios...

Líder supremo do Irã, que apoia o grupo extremista, diz que Israel ‘vai se arrepender’

Ali Khamenei disse que é obrigação de todo muçulmano apoiar o povo do Líbano e o Hezbollah "com quaisquer...

Wellington Dias cria grupo para fiscalizar uso do cartão Bolsa Família com apostas online (BETS)

Equipe técnica junto com a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único do MDS buscam desenvolver...
spot_img

MDS e Correios discutem parceria para fortalecer o combate à fome

Ações conjuntas seriam no âmbito do Plano Brasil Sem Fome e aproveitariam a capilaridade da empresa estatal Em reunião realizada...

Supremo rejeita recursos para garantir revisão da vida toda do INSS

Placar foi de sete votos a quatro pela rejeição O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou dois recursos contra a decisão...
spot_img

Posts Recomendados