Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Wellington Dias defende trabalho conjunto na luta contra a fome

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Expectativa é assinar termo de cooperação, em outubro, para assegurar e ampliar garantia de direitos sociais

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou, nesta segunda-feira (26.08), do Encontro Nacional de Atuação do Ministério Público em Apoio Comunitário, Inclusão e Participação Sociais, Combate à Fome e à Pobreza. O evento, realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), tem o objetivo de debater ações de fortalecimento voltadas ao apoio comunitário e a inclusão social.

Ao tratar das políticas públicas de combate à insegurança alimentar e à miséria, o ministro defendeu a integração de ações como “combustível” para vencer esses desafios. “Entender a pobreza vai além da fome e da renda. É preciso enxergar o ser humano de maneira completa, assegurando dignidade em todas as esferas de suas necessidades”, ponderou Wellington Dias.

A expectativa é que, em outubro, seja assinado um termo de cooperação para alcançar e garantir direitos sociais a quem mais precisa. “A ideia é criar um protocolo de cooperação que permita a colaboração entre o Ministério Público, Defensoria Pública, MDS, SUAS e a Rede de Segurança Alimentar, com o objetivo de receber apoio financeiro e técnico para fortalecer iniciativas. Essa parceria visa ampliar o alcance e impacto das ações realizadas em conjunto”, explicou o ministro.

No evento, o titular do MDS falou sobre a transferência de renda proporcionado pelo Bolsa Família, o complemento alimentar do Cozinha Solidária, assim como a dinâmica do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que favorece o fornecimento de alimentos a quem precisa e fomenta a agricultura familiar.

“Para organizar essas ações, temos um Cadastro Único, eficiente, com todas as informações e características de cada família. A partir da transferência de renda do Bolsa Família, a economia começa a girar onde os mais pobres vivem, e isso tem um efeito social e econômico na comunidade”, ressaltou.

Na ocasião, em Belo Horizonte (BH), foram celebrados os 15 anos do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), destacando o papel do órgão na promoção de políticas públicas voltadas ao combate à fome e à pobreza no Brasil.

As procuradorias contam com fundos para promover o desenvolvimento social de forma mais eficaz. A proposta é que se estabeleça um plano de trabalho que possibilite a alocação de recursos para a proteção básica, assistência social e combate à fome e à pobreza. O secretário de Assistência Social, André Quintão, também participou da mesa de abertura do encontro.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ministério da Agricultura detecta gripe aviária no país; entenda o risco

Doença não é transmitida pelo consumo de carnes e ovos, mas contato com aves doentes e mortas deve ser...

Senar Piauí abre inscrições para cursos técnicos gratuitos em Agropecuária e Zootecnia

A metodologia combina 60% da carga horária em ensino a distância e 40% em encontros presenciais obrigatórios e regulares....

Nova lei garante atendimento psicológico a responsáveis por pessoas com deficiência em Teresina

A matéria, de autoria do vereador Venâncio Cardoso, foi sancionada no dia 07 de maio pelo prefeito. O prefeito de...

​Freira brasileira diz que foi afastada da Igreja por ser “bonita demais”

Aline Ghammachi perdeu cargo em mosteiro na Itália após denúncias anônimas; 11 freiras deixaram o local após sua remoção. A...
spot_img

Comércio no Centro de Floriano funcionava 24h aplicando golpes com cartões roubados

Um estabelecimento comercial localizado no Centro de Floriano, Sul do Piauí, foi alvo de operação na tarde dessa quinta-feira...

Após cassação de Ulga Freitas, presidente da Câmara de Marcos Parente aguarda decisão da Justiça para empossar suplente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Com a cassação do diploma da vereadora Ulga Freitas da Cunha, determinada por...
spot_img

Posts Recomendados