TCE-PI alerta prefeituras para envio de dados ao Sistema de Saneamento Básico

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O prazo para coleta de respostas dos gestores municipais referente a dados do ano de 2023 vai até a próxima sexta-feira, 30 de agosto de 2024.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) emitiu um alerta às prefeituras municipais sobre a proximidade do fim do prazo para a coleta de dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA). O sistema, que é mantido pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNSA/MCID), exige que os gestores municipais enviem informações referentes ao ano de 2023 até a próxima sexta-feira, 30 de agosto de 2024.

Segundo o TCE, até o momento, apenas 35 prefeituras do estado concluíram o preenchimento dos formulários necessários, enquanto 75 ainda não iniciaram o processo. As prefeituras que necessitam de orientação para o preenchimento ou acompanhamento das respostas podem acessar as instruções disponíveis na página do SINISA no portal do Governo Federal. O acesso ao sistema é feito pelo link: http://sinisa.cidades.gov.br/entrar.

O SINISA foi criado para substituir o antigo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), descontinuado em 2023. Ele é dividido em cinco módulos: Gestão Municipal, Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas.

O objetivo do sistema é auxiliar o Governo Federal, estados e municípios no planejamento e execução de políticas públicas, orientar a aplicação de recursos públicos e possibilitar o exercício do controle social. O fornecimento regular de dados ao SINISA, conforme previsto na Lei nº 11.445/2007 e atualizado pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), é obrigatório para que os municípios tenham acesso a recursos federais, conforme estabelecido pelo Decreto n.º 10.588/2020, atualizado pelo Decreto nº 11.599/2023.

Além disso, o TCE-PI ressaltou que o atestado de regularidade com o SINISA é um dos componentes da prestação de contas “mensal final” do exercício de 2024, o que torna imprescindível o preenchimento dos questionários por parte das prefeituras. O não cumprimento dessa obrigação pode resultar em prejuízos significativos para os municípios, incluindo a restrição ao acesso a recursos federais para investimentos em saneamento.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados