Piauí registra 19 desistências de candidaturas em duas semanas para as eleições de 2024

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os três partidos com maior número de renúncias foram: MDB (5), PT (4) e PODE (4).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou até esta quinta-feira (29) um total de 19 desistências de candidaturas no Piauí, em apenas duas semanas do fim do prazo para registrar os nomes para a disputa eleitoral do ano de 2024. O Piauí registrou um total de 8.214 pedidos de candidaturas, sendo 493 para os cargos de prefeitos.

Os dados do DivulCand apontam que das 19 renúncias, 16 foram de candidatos a vereador, dois de candidatos a prefeito e um de candidato a vice-prefeito. Os três partidos os maiores números de renúncias foram: MDB (5), PT (4) e PODE (4).

De acordo com a lista dos candidatos desistentes, o maior registro de renúncias foi de mulheres, com um total de 12 desistências, em contrapartida, sete homens renunciaram às suas candidaturas.

O quantitativo de candidaturas será fechado somente após a eleição, já que pode haver alterações no número de candidatos em razão de casos de falecimento, renúncia, indeferimento de registros e outros.

O TSE, por meio da Justiça Eleitoral, no dia 15 de agosto deu início à fase de análise dos pedidos de candidatura feita por juízes eleitorais de primeira instância.

Esse procedimento segue até o dia 16 de setembro, prazo máximo para que todos os pedidos de registro, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, sejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que as respectivas decisões sejam publicadas.

Veja quais são os candidatos que renunciaram

Os candidatos a prefeito que desistiram foram: Edilene Pereira (MDB) do município de Demerval Lobão; e Idevaldo da Silva (PP) de Várzea Branca. O candidato a vice-prefeito foi Marcos Almeida (PP) de Palmeirais.

Já os candidatos a vereadores desistentes: Clistenes Moura (PT) do município de Amarante; Mateuzinho (MDB) de Cocal de Telha; José de Sousa (PSD) de Monsenhor Hipólito; Raimundo de Sousa (MDB) de Pimenteiras; Cleyton da Trindade (PSD) de Várzea Branca.

E as candidatas a vereadoras que renunciaram fora: Ynaiara Sousa (MDB) de Campo Maior; Giorlane Silva (PT) de Corrente; Eva da Silva (PODE) de Floriano; Maria Cantuário (PODE) de Jatobá do Piauí; Antônia Silva (PODE) de Miguel Alves; Francisca Resende (PODE) de Miguel Alves; Jacielle Silva (PCdoB) de Nazária; Iracema Farias (União) de Parnaíba; Valnice Regio (PT) de Porto; Delzirene de Sousa (PT) de Uruçuí; e Divina Sousa (MDB) de Várzea Branca.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados