Workshop da Investe Piauí discute geração de empregos na cadeia do hidrogênio verde no estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento discutiu especialmente sobre as perspectivas de geração de cerca de 20 mil vagas de emprego, a médio e longo prazo.

A Investe Piauí promoveu, nesta sexta-feira (6), o Workshop de Capacitação em Hidrogênio de Baixo Carbono e Oportunidades de Empregos no Piauí. O evento discutiu especialmente sobre as perspectivas de geração de cerca de 20 mil vagas de emprego, a médio e longo prazo, decorrentes da instalação de empresas para a produção de Hidrogênio Verde (H2V) no estado.

Durante o workshop, representantes de diversas áreas, tais como engenharia, tecnologia, economia, meio ambiente, segurança e direito, exploraram sobre a oferta de conhecimentos referentes a hidrogênio verde, que contribuem de maneira significativa para o cenário que está surgindo. A capacitação contou com palestras de representantes dos setores acadêmico, governamental e produtivo, como instituições de ensino, empresariado e órgãos públicos.

A iniciativa visa o fortalecimento da rede de conhecimento em nível público e privado. Além disso, o encontro serviu para divulgar os esforços realizados pelas entidades e instituições de ensino no sentido de desenvolver treinamentos, cursos e formações ligados à cadeia do hidrogênio verde. Os esforços, desde agora, são para garantir capacitação profissional suficiente para aproveitar a onda de empregos que se projeta para os próximos anos no estado.

WhatsApp Image 2024-09-06 at 17.31.55 (1).jpeg

As formações que atendam a essa demanda emergente, de acordo com o vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, vão assegurar que profissionais piauienses estejam preparados para as oportunidades que surgirão. Ricardo esclareceu que a transição para uma economia sustentável que se utiliza da produção do H2V não implica em substituição de profissionais atuais, mas da complementação de habilidades, com competências adicionais específicas ao segmento.

“O governo do estado, através da Investe Piauí e de outras secretarias, está trazendo para a sociedade, além de desenvolvimento social, investimentos e empresas para se instalarem no estado, mas não só isso. Com a ideia da nova industrialização do hidrogênio verde e transição energética, o governo também está preocupado com a formação de quem vai ocupar essas vagas. Estamos falando em 20 mil empregos nos próximos 10 anos, e a gente quer que sejam absorvidos por pessoas do Piauí”, explicou o vice-presidente.

Em palestra, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), professor doutor João Xavier, destacou: “O Piauí já está se preparando e estará pronto para as formações de mão de obra que vão absorver a demanda. O Piauí está na vanguarda da energia verde e é certo que vamos precisar de diversos profissionais, desde técnicos a graduados, como também especializações e extensões. São recursos humanos necessários e tudo isso baseado no plano nacional e pensando de acordo com ele”, destacou o presidente.

O encontro aconteceu pela manhã no auditório da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), no Centro Administrativo de Teresina. Representantes de várias entidades estavam presentes, como as secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e Educação (Seduc), Universidades Estadual (Uespi) e Federal do Piauí (Ufpi), Instituto Federal do Piauí (Ifpi), empresa Green Energy Park Piauí, Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), dentre outras.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula sobre fraudes no INSS: “Se tiver filho meu envolvido, será investigado”

Declaração ocorre após nova fase de operação da PF que apura desvios bilionários. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Mesa Diretora da Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (18/12) pela Mesa Diretora da Câmara A decisão foi comunicada no fim da...

Carne feita em impressora 3D: projeto cria proteína sem abate animal

Desenvolvida pelo SENAI CIMATEC, na Bahia, a carne cultivada em laboratório promete reduzir impactos ambientais e ampliar as opções...

“Sou prefeito do PT, mas meu voto é para Ciro Nogueira”, diz gestor de Cajueiro da Praia; veja o vídeo

"Nosso compromisso é com a população e sempre que chegamos em uma cidade como Cajueiro da Praia e recebemos...
spot_img

Justiça Eleitoral cassa mandato da prefeita de Pimenteiras por abuso de poder político

Foi determinada a cassação dos diplomas de Lúcia Lacerda e do vice-prefeito, José de Oliveira Neto. A prefeita de Pimenteiras,...

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja como se cadastrar

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo...
spot_img

Posts Recomendados