Ativar para ir para o player da Audima

Ministra das Mulheres lança no Piauí mobilização nacional para zerar os casos de feminicídio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A ação conjunta do governo federal e do Governo do Piauí instituiu o Pacto Estadual de Prevenção ao Feminicídio.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve em Teresina, nesta quinta-feira (12), onde lançou, em solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero. Na oportunidade, foi instituído o Pacto Estadual da Prevenção ao Feminicídio, ação conjunta com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi). 

O momento solene tem como finalidade chamar atenção para a problemática do feminicídio, além de questões como a violência doméstica e familiar, feminicídio, misoginia e discriminação. “Nós precisamos do engajamento da sociedade brasileira. Nós estamos lançando essa campanha porque a violência contra as mulheres está crescendo. E isto aumenta pelo ódio estabelecido contra as mulheres em nosso país. Precisamos enfrentar este ódio”, defende a ministra Cida Gonçalves.

221A3039.jpg

Representando o Governo do Piauí, a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, falou sobre parcerias com o Ministério das Mulheres (MMulheres) e ações específicas do governo piauiense para ampliar a rede de atendimento. “Além das Casas da Mulher Brasileira em Teresina e Parnaíba, estamos com parcerias do governo federal para fortalecer a rede de atendimento. Temos Centros de Referência que serão entregues em Picos e São Raimundo Nonato. O governador Rafael Fonteles anunciou outro em Floriano. Para combater a violência, o principal é denunciar, seja por meio do disque 180 ou outros canais de atendimento”, acrescenta a gestora.

221A3025.jpg

Ainda na Alepi, a ministra Cida Gonçalves e a secretária Zenaide Lustosa participaram da audiência pública para apresentação dos dados do Pacto de Enfrentamento à Violência Contra às Mulheres, onde foi assinado termo de cooperação técnica para a prevenção ao feminicídio no estado do Piauí.

Feminicídio Zero e o Pacto Estadual de Prevenção ao Feminicídio

A Mobilização Feminicídio Zero, com foco na interseccionalidade entre todas as entidades públicas, privadas e a sociedade civil, busca desenvolver um modelo de gestão e atendimento com igualdade de direitos e sem violência contra a mulher.

No lançamento da mobilização, também foi instituído o Pacto Estadual de Prevenção ao Feminicídio, que define diretrizes para promover segurança às mulheres. A ideia é fortalecer o enfrentamento à violência e garantir o acesso à justiça.

221A2928.jpg

As diretrizes têm três eixos, que correspondem à prevenção primária, evitando que a violência ocorra; secundária, impedindo o agravamento da violência e oferecendo suporte necessário à vítima; e terciária, oferecendo a rede para amenizar os efeitos da violência.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Obras previstas em 2025 só sairão em 2026 após corte para garantir 13º salário no Piauí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Governo do Piauí decidiu cortar parte dos investimentos previstos para 2025 e...

Semifinais da Libertadores; saiba as datas e horários e dias quando Flamengo e Palmeiras jogam

Partidas acontecerão entre os dias 22 e 30 de outubro, e rubro-negro decidirá fora de casa Os torcedores de Flamengo...

Otan vai reforçar segurança perto da fronteira com a Rússia após drones sobrevoam a Dinamarca

Em um novo episódio da 'crise dos drones', equipamentos de origem desconhecida foram avistados no país na sexta-feira (26)....

Presidenta do PSOL tem visto cancelado pelos Estados Unidos

Boulos diz que o partido e o Brasil não aceitarão intimidação A presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi (foto), teve...
spot_img

Ministro Flávio Dino move processos contra opositores e solicita altas indenizações

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino solicitou à Polícia Federal (PF), no último dia 9, a...

Juiz cassa vereadores da situação e da oposição por fraude à cota de gênero no Piauí

As decisões são baseadas em denúncias que apontam fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, ou...
spot_img

Posts Recomendados