Há indícios de que servidores da rede estadual de educação de Landri Sales estariam devolvendo parte de sua remuneração ao detentor do poder de nomeação. A prefeitura não foi localizada para se manifestar.
A Polícia Federal (PF) no Piauí deflagrou, na sexta-feira (27), a Operação Karma contra desvios de recursos do Fundef e Fundeb, fundos especiais de recursos para a educação, em Landri Sales, 375 km ao Sul de Teresina.
O órgão divulgou a ação neste sábado (28), informando que foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal de Floriano.
A PF apura se professores e servidores comissionados da rede municipal de educação de Landri Sales não estavam cumprindo a carga horária estabelecida ou se estavam como “funcionários fantasmas”, por não prestar os serviços esperados.
Após diligências, foram confirmados indícios de que os servidores estariam devolvendo parte de sua remuneração ao detentor do poder de nomeação. O g1 tentou contato com a Prefeitura de Landri Sales, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
O cumprimento dos mandados na sexta-feira visou quantificar os valores desviados e identificar o envolvimento de terceiros. Os envolvidos podem ser responsabilizados pelo crime de concussão.
Por Lucas Marreiros, g1 PI