A modernização do metrô recebe recursos na ordem de R$ 193 milhões do Governo Federal e terá mais R$ 390 milhões para requalificação, com contrapartidas do Governo do Estado.
O ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visitou, nessa terça-feira (1º), as obras de modernização do metrô de Teresina. A intervenção recebe recursos na ordem de R$ 193 milhões do governo federal e terá mais R$ 390 milhões para requalificação, com contrapartidas do Governo do Estado.
Padilha anunciou a conclusão da licitação para compra dos novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que vão operar na capital piauiense. “Os novos trens já vão operar nessa primeira etapa da modernização. A troca dos dormentes e trilhos é para receber esses novos VLTs, três novos VLTs super modernos. Terminou a licitação hoje, ou seja, expectativa muito positiva” destacou o ministro.
Executada pela Secretaria dos Transportes (Setrans), a obra no metrô contempla, entre outras coisas, a substituição dos trilhos e troca dos dormentes de madeira por outros de concreto. Prevê também a modernização de 5 estações. As melhorias previstas aumentarão o número de passageiros atendidos diariamente, passando de 4 mil para 12 mil.
“Será feita uma passarela na ponte que já existe, sobre o Rio Poti, ali nas proximidades da ponte Wall Ferraz, além de um rebaixamento na saída da avenida Higino Cunha, que fica nas proximidades do Quartel da Polícia Militar” complementou Wilson Martins, diretor-presidente da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP).
A segunda etapa do projeto de modernização do metrô, orçada em R$ 390 milhões, já tem garantidos R$ 237 milhões no Novo PAC.
“Estamos com 27,5% da obra executada. Ela tem um cronograma físico-financeiro já todo assegurado, com prazo de conclusão para 26 de maço de 2026. Então, está tudo dentro do cronograma e a ficha técnica seguindo conforme planejado” assegurou o secretário dos Transportes, Jonas Moura.