Na semana passada, o avião presidencial, um Airbus 319 comprado em 2005, apresentou um problema técnico após decolar da Cidade do México.
O presidente Lula disse nesta sexta-feira (11) que decidiu comprar novos aviões para a Presidência da República depois do incidente com o avião presidencial no México.
Na semana passada, o Airbus 319, comprado em 2005, apresentou um problema técnico durante a decolagem e passou mais de quatro horas sobrevoando a Cidade do México para poder pousar em segurança.
O presidente foi entrevistado pela rádio O Povo/CBN, de Fortaleza.
“Nós vamos comprar um avião para o Presidente da República, entendendo que a ignorância não pode prevalecer. Um avião para o Presidente da República não é o avião para o Lula ou para o Fernando Henrique Cardoso ou para o Bolsonaro ou para quem foi presidente. Um avião para o Presidente da República é um avião para a instituição Presidência da República. Quem quer que seja eleito Presidente da República, e nós vamos comprar e vamos comprar alguns outros aviões porque é preciso os ministros viajarem. A gente não governa o Brasil com o ministro ficando coçando lá em Brasília. Quando eu comprei, eu comprei o mais barato, o menor. Mesmo assim, o Brizola alcunhou de ‘aerolula’, como se o avião fosse um privilégio do Presidente da República. Eu superei isso. Eu, aos 79 anos, superei isso porque é o seguinte: o Presidente da República tem que se respeitar, a instituição tem que ser respeitada. E o Brasil é muito grande e não precisa um Presidente da República correr risco”, disse Lula.
Por Jornal Nacional