Países protestam contra ataque de Israel a bases da ONU

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Elas são protegidas pelo direito internacional

Mais dois integrantes da Missão de Paz das Nações Unidas no Líbano ficaram feridos em ataques do exército israelense nessa sexta-feira (11). Ao mesmo tempo, aumentaram as críticas a Israel por atingir as bases da Organização das Nações Unidas (ONU) que são protegidas pelo direito internacional.

Dois militares do Sri Lanka ficaram feridos com disparos das forças israelenses contra uma torre de observação da principal base da missão da ONU Naqoura, no sul do Líbano.

Foto: AFP

A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil) afirmou, ainda, que militares de Israel violaram o perímetro de uma outra base, que havia sido alvo de disparos de tanque nessa quinta-feira, deixando dois indonésios feridos. Foi o terceiro dia seguido de ataques israelenses contra posições da Força de Paz.

O Exército de Israel disse que está investigando o caso, mas afirmou que horas antes havia orientado os integrantes da Unifil a se abrigarem.

A Itália tem um dos maiores efetivos na missão. O ministro da Defesa italiano, Guido Crossetto, afirmou que as ações de Israel podem constituir um crime de guerra e são sérias violações do direito internacional humanitário, não justificadas por nenhuma necessidade militar. Ele também disse que nem as Nações Unidas, nem a Itália, podem receber ordens de evacuação de Israel.

Condenação

Países como França, Espanha, Rússia e China também condenaram os ataques. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse tratar-se de uma violação do direito internacional, que os soldados da paz devem ser protegidos por todas as partes do conflito e que o incidente é intolerável e não pode se repetir.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também disse que está pedindo a Israel para não atingir as forças de paz da ONU enquanto realiza operações contra o Hezbollah.

O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, em um pronunciamento na TV, disse que mirar a missão da ONU é um crime que atinge toda a comunidade internacional. Ele também afirmou que eram todos civis os 22 mortos e 117 feridos no bombardeio israelense em Beirute nessa quinta-feira, que está sendo considerado o pior até agora.

Em um vídeo divulgado nessa sexta-feira, supostamente gravado em território libanês no dia anterior, o chefe militar israelense, tenente-general Herzi Halevi, disse que não interromperia sua campanha até garantir o retorno dos moradores do norte de Israel.

Já o oficial de relações com a mídia do Hezbollah, Mohammed Afif, afirmou que, para o grupo, a guerra está só no começo, que a prioridade é derrotar Israel militarmente, mas que estão abertos a quaisquer esforços para parar a agressão.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 55 milhões; veja os números

As apostas podem ser feitas até as 19h no dia do sorteio, em lotéricas, na internet ou no aplicativo...

Rafael Fonteles anuncia novas obras do OPA para Floriano em 2025

As intervenções promoverão melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana, beneficiando a população. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)...

Guadalupe alcança nota máxima em alfabetização, conquista o Selo Ouro e prefeita Neidinha celebra o resultado

O município de Guadalupe alcançou a nota máxima de 100 pontos no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conquistando...

WhatsApp lança recurso que transforma áudios em mensagens de texto

A Meta, empresa dona do WhatsApp, do Instagram e do Facebook, anunciou que irá habilitar o recurso de transcrição...
spot_img

Júlio César irá se reunir novamente com Rafael Fonteles para reforçar o desejo de mais espaços para o PSD

‘Queremos que o governador raciocine matematicamente’  Presidente do PSD no Piauí, o deputado federal Júlio César revelou que vai se...

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Dados da CPT mostram que 82,6% das vítimas são negras Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da...
spot_img

Posts Recomendados