TCE suspende dois concursos públicos no município de São João do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A suspensão dos concursos se deu porque a Prefeitura de São João do Piauí fere a disposição da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O conselheiro substituto Jackson Nobre Veras, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), determinou a suspensão imediata de dois concursos públicos da Prefeitura Municipal de São João do Piauí, com diversas vagas em cargos públicos efetivos do quadro de pessoal da Prefeitura e mais formação de cadastro de reserva.

Foto: TCE

Os editais 001/2024 e 002/2024 ficam suspensos até o início da nova gestão, em janeiro de 2025. Segundo o TCE-PI, a realização dos concursos nos últimos 180 dias do mandato fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pois geraria despesa continuada a ser implementada na nova gestão, mesmo que o prefeito do município, Ednei Modesto Amorim, tenha sido reeleito.

A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE-PI no dia 30 de outubro e atende a uma representação da Divisão de Fiscalização de Admissão de Pessoal (DFPessoal 1) da Corte de Contas e teve como procuradora Raíssa Maria Rezende de Deus Barbosa.

“A suspensão dos concursos visa, também, chamar a atenção dos novos gestores e de suas equipes técnicas que vão assumir em breve, para que tomem ciência das regras dispostas na LRF sobre fim do mandato e que adotem providências no planejamento das ações e levantamento das necessidades de admissões de novos servidores logo no primeiro ano da gestão para executar no curso dela, tendo em vista que nos últimos 180 dias do mandato, ou seja, apenas no quarto ano do mandato, a lei veda a realização de ato de admissão que contribua para aumento da despesa com pessoal”, destacou o TCE-PI.

No artigo “A LRF e os cuidados nos momentos de início e término de mandatos nos municípios”, de autoria de Benigno Núñez Novo, publicado na revista eletrônica DireitoNet, são apresentadas as ações para o O equilíbrio das contas públicas, o controle do endividamento, a transparência na gestão fiscal, a responsabilidade na execução orçamentária, os limites para gastos com pessoal e o planejamento e controle das finanças municipais são aspectos fundamentais a serem levados em consideração.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jesse James e Hélvia Almeida divulgam programação de posse para 1º de janeiro em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, e sua vice, Hélvia Almeida, anunciaram...

Discussão entre irmãos termina em morte na noite de Natal em Guadalupe, detalha Tenente Morais

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na noite de Natal, por volta das 23h10 do dia 25 de dezembro,...

PMPI comemora o sucesso da 1ª fase da instalação do novo sistema de radiocomunicação; 600 viaturas contam com o novo serviço

Teresina e toda a área litorânea do estado já contam com o serviço. Agora, a corporação se prepara para...

Júnior Nato destaca avanços em Jerumenha e projeta novos desafios para o próximo mandato

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito reeleito de Jerumenha, Júnior Nato, concedeu entrevista ao Portal Cidade Luz,...
spot_img

“Elevação da carga tributária vai melhorar serviços”, diz Secretário de Fazenda do Piauí

A Alepi aprovou o aumento do ICMS do Piauí de 21% para 22,5% O secretário de Fazenda do Piauí, Emílio...

Rádios comunitárias ganham mais tempo para apresentar propostas em 795 municípios do Brasil

O Ministério das Comunicações prorrogou até o dia 14 de março de 2025 o prazo para que fundações e...
spot_img

Posts Recomendados