Edital do Patrimônio Vivo do Piauí está com inscrições abertas até 5 de dezembro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os mestres e grupos selecionados terão a missão de perpetuar suas tradições, repassando os saberes culturais às futuras gerações.

A Secretaria da Cultura do Piauí (Secult) lançou o edital Patrimônio Vivo do Piauí – Chamamento Mestre Herondino. Esse edital visa reconhecer e valorizar mestres e grupos que preservam os ofícios tradicionais da cultura popular do estado. O edital já está disponível no site www.cultura.pi.gov.br e vai selecionar quatro mestres ou grupos para receber uma bolsa mensal, para compartilhar seus conhecimentos e saberes.

Foto: CCOM

A iniciativa é destinada a quem trabalha com atividades como a arte santeira, a renda de bilro, e manifestações culturais como dança, música e literatura de cordel, todas práticas reconhecidas nacional e internacionalmente. Além do apoio financeiro, os escolhidos receberão o título de Patrimônio Vivo do Piauí e terão seus registros guardados em um Livro de Tombo, acessível ao público.

As inscrições vão até o dia 5 de dezembro e podem ser feitas de duas maneiras: pelos Correios ou pelo e-mail [email protected]. O edital traz requisitos específicos para a participação, que podem ser consultados na chamada pública.

Segundo a secretária da Cultura, Ingrid Persi, o objetivo do edital é valorizar e preservar as tradições culturais do Piauí: “este é um momento de reconhecimento aos mestres e grupos que dedicam suas vidas para manter vivas as nossas tradições, e queremos garantir que esses saberes sejam passados para as futuras gerações.”

Após o envio das inscrições, uma comissão de cinco especialistas analisará os candidatos, emitirá um relatório e abrirá um período para recursos. Os nomes dos selecionados serão enviados ao Conselho Estadual de Cultura, que fará a escolha final dos contemplados.

Os mestres e grupos escolhidos terão a missão de ensinar e passar suas tradições culturais para as novas gerações, fortalecendo a identidade cultural do estado.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Confira o passo a passo de como renovar a matrícula na rede estadual de ensino do Piauí para 2025

O processo é 100% digital e foi desenvolvido para garantir praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis. O período...

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Piauí nesta segunda (25)

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h),...

Quatro cidades do Piauí receberão verba milionária do Novo PAC para gestão do lixo

O ministério da Casa Civil divulgou a lista de projetos vencedores dentro do novo PAC - Seleções Resíduos Sólidos,...

Como o reposicionamento de Ciro Nogueira pode redefinir o cenário político piauiense para 2026

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A volta de Ciro Nogueira ao governo Lula? Um mestre da articulação política...
spot_img

Júlio César diz que aliança com MDB em 2026 ainda não foi discutida

Alinhamento político com MDB para 2026 ainda não está definido, afirma Júlio César. Em meio às articulações políticas que começam...

Com PP na mira do PT, deputado Júlio César intensifica articulação para o Senado

O PSD trabalha para não correr riscos na indicação de Júlio César na composição majoritária governista Um possível acordo nacional...
spot_img

Posts Recomendados