A gestora reuniu a sua bancada de vereadores, vice-prefeito, Edivan Miranda, e ao lado dos profissionais das equipes de saúde, informou que estava encaminhando à Câmara Municipal, o projeto regulamentado o pagamento do incentivo aos membros das equipes.
Uma portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta terça-feira (18), no Diário Oficial da União (DOU), instituiu o pagamento por desempenho na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para as equipes que fazem atendimentos bucais em todo o país. Com isso, municípios e Distrito Federal receberão, todo mês, um adicional com base em resultados obtidos a partir do monitoramento de 12 indicadores, além do custeio mensal regular. Segundo o MS, a mudança vai incrementar em R$ 1 bilhão o financiamento federal das equipes de Saúde Bucal (ESB) em 2023 e 2024.

Com base nesta decisão do Ministério da Saúde, a prefeita Neidinha Lima e o vice-prefeito Edivan Miranda, reuniram na manhã de quinta-feira (26), em seu gabinete com os vereadores Jesse James, Adão Moura, Francienth Lima, Hélvia Almeida e Luciana Martins, para comunicar o envio do projeto disciplinando, segundo o que diz a portaria ministerial, o pagamento que deve ser feitos a todos os profissionais envolvidos nas equipes de saúde.
Coube ao dentista, Eduardo Rocha e ao secretário de planejamento Edson Moura explicarem como deverá ser aplicados os recursos antes e pós-aprovação do projeto. Participaram do encontro também o secretário Georgiano Filho (Transporte) e Amanda Miranda (Cidades).
“É um incentivo para melhorar a oferta dos serviços existentes e, principalmente, reconhecer o bom trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde bucal”, disse Eduardo Rocha.

A prefeita Neidinha Lima fez questão de convidar os profissionais das 05 equipes de saúde do município para participarem da reunião. “É uma alegria comunicar pessoalmente a todos vocês, a chegada de mais este incentivo, que deverá ser pago até meados de dezembro”, assegurou a gestora.
Confira as imagens




