Para fortalecer a integração entre educação e saúde, o evento busca potencializar as ações do programa nas escolas, além de tornar o espaço escolar mais saudável e inclusivo para os estudantes do Brasil inteiro
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS), vão promover, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2024, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF), o Seminário Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE). Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o evento fortalece os grupos de trabalho intersetoriais estaduais do PSE, iniciativa interministerial que busca integrar as áreas de saúde e educação nos estados.
O Seminário Nacional do PSE reunirá representantes de diversas esferas de governo, educadores, profissionais de saúde, pesquisadores e parceiros institucionais. O objetivo é discutir e planejar ações voltadas à promoção da saúde nas escolas brasileiras. O foco é a implementação dos planos estaduais construídos pelos grupos de trabalho (GTs), e o alinhamento de iniciativas para o biênio 2025-2026.
Temas como mobilização social, cidadania, protagonismo juvenil e educação permanente estarão em pauta. Entre os destaques do evento, será apresentado o Projeto Escola, que busca promover o protagonismo dos estudantes em escolas aderentes ao PSE. Além disso, será lançada nova portaria de repasse de recursos do Ministério da Saúde, a qual orientará as futuras ações do programa.
Público – O seminário contará com gestores estaduais das secretarias de saúde e da educação, assim como com integrantes do MEC e MS. Também estarão presentes representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), de instituições de ensino superior, do terceiro setor e da sociedade civil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)