Irmã Rosita Milesi, defensora dos refugiados, recebe Prêmio Nansen da ONU

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A honraria, concedida anualmente, reconhece indivíduos e organizações que se dedicam à proteção de pessoas forçadas a deixar seus lares

A Irmã Rosita Milesi foi agraciada, nesta segunda-feira (9.12), com o Prêmio Nansen do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em cerimônia no Palácio Itamaraty, em Brasília. A honraria, concedida anualmente, reconhece indivíduos e organizações que se dedicam à proteção de pessoas forçadas a deixar seus lares.

A solenidade contou com a presença de autoridades como o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o secretário Nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; e a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.

O Prêmio Nansen, que leva o nome do explorador norueguês e pioneiro na defesa dos refugiados, Fridtjof Nansen, simboliza a perseverança e o compromisso diante da adversidade. Em 2024, a premiação ganha um significado ainda mais especial ao reconhecer a contribuição fundamental das mulheres no trabalho humanitário global.

Irmã Rosita Milesi, a laureada global deste ano, é uma religiosa católica brasileira que, há quase quatro décadas, se dedica à causa dos refugiados, migrantes e apátridas. Movida por sua fé e compaixão, ela já acolheu e auxiliou milhares de pessoas, garantindo acesso a abrigo, alimentação, assistência médica, cursos de idioma, oportunidades de emprego e regularização migratória no Brasil.

“Recebo este prêmio com imensa alegria”, declarou Irmã Rosita. “É um reconhecimento a todos que colaboraram comigo nesta jornada de apoio mútuo e solidariedade”.

O Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, enalteceu o trabalho da Irmã Rosita, descrevendo-a como “uma irmã que cuida” e “guia”. Grandi relembrou sua recente visita a uma comunidade de refugiados indígenas venezuelanos perto de Brasília, onde a Irmã Rosita é reconhecida por sua dedicação. Ele destacou ainda o papel fundamental da religiosa em auxiliar o Brasil a se tornar referência na proteção legal aos refugiados, encontrando soluções inovadoras e personificando o espírito de Fridtjof Nansen.

O Alto Comissário ressaltou a importância da inclusão social e econômica dos refugiados e elogiou o Brasil por seus avanços nesse sentido. “O Brasil tem muitos exemplos positivos de inclusão social e econômica de refugiados, tanto em termos de leis como de práticas”, afirmou. 

O ministro Wellington Dias também expressou sua admiração pelo trabalho da Irmã Rosita: “É um prêmio muito importante, concedido a uma pessoa querida e extremamente ativa na luta pela dignidade humana de refugiados, repatriados e migrantes”.  

O secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, complementou. “Parabéns à Irmã Rosita por essa merecida conquista! Seu trabalho incansável  é essencial para garantir o acolhimento humanitário e a reinserção dessas pessoas em nosso país”.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o prêmio “representa o reconhecimento do compromisso da Irmã Rosita com a promoção dos direitos humanos dos refugiados e a importância da proteção e acolhimento a quem busca refúgio no Brasil”.

O ministro Mauro Vieira também reafirmou seu orgulho em colocar em prática as diretrizes da Declaração de Cartagena, mencionando a concessão de vistos humanitários para pessoas do Afeganistão, Síria, Haiti e Venezuela. “A Operação Acolhida na fronteira norte é um exemplo de como integrar aqueles que desejam recomeçar suas vidas no país”.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em primeira discussão, projeto de incentivo ao trabalho prisional é aprovado na Alepi

O projeto de lei prevê parcerias com organizações da sociedade civil. Nesta quarta-feira (11), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Desatenção, hiperatividade e impulsividade: porque o diagnóstico de TDAH é complexo e não pode ser banalizado

Médicos destacam que apenas testes neuropsicológicos não podem determinar os diagnósticos de TDAH isoladamente. Eles fornecem dados, mas diversos...

Turma do Curso Técnico de Informática da Escola CEEPRU apresenta trabalho de conclusão do curso

A equipe do Portal Cidade Luz prestigiou o início das atividades de apresentação dos TCCs, a convite do professor...

Para segurar inflação, Banco Central sobe novamente juros para 12,25% e prevê mais altas

Taxa estava em 11,25%; esse é o maior aumento desde fevereiro de 2022. Inflação fora da meta no Brasil...
spot_img

Novo procedimento em Lula já estava previsto após cirurgia, diz equipe médica

Médica explica que embolização evitará novos sangramentos A médica Ana Helena Germoglio, da equipe médica que cuida da saúde do presidente...

Mais um ministro do STF vota para responsabilizar redes sociais por conteúdo criminoso

Da mesma maneira que o ministro Dias Toffoli, Luiz Fux defendeu que a remoção de conteúdos considerados ofensivos ou...
spot_img

Posts Recomendados