Com mais de 2 milhões de atendimentos, Ceir é referência em reabilitação no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Somente em 2024, foram mais de 180 mil atendimentos para pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual e sequelas de Covid-19.

Com mais de 2 milhões de atendimentos realizados desde sua inauguração, em 2008, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) consolida-se como referência em reabilitação no Piauí. Somente em 2024, foram mais de 180 mil atendimentos  para pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual e sequelas de Covid-19.

O Ceir oferece uma abordagem multidisciplinar, unindo tecnologia e cuidado humanizado para transformar vidas. Além de consultas e terapias especializadas, o Centro conta com uma Oficina Ortopédica e um Centro de Diagnóstico, que realiza diversos procedimentos e exames custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Administrado pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Ceir tem como essência a promoção da autonomia e da qualidade de vida dos pacientes. O Centro é reconhecido por sua abordagem multidisciplinar, que integra profissionais de diferentes áreas para atender às necessidades específicas de cada paciente.

Francisco Orlean, cabeleireiro de 50 anos, é um exemplo do impacto transformador desse atendimento. Após dois episódios de AVC, ele encontrou no Ceir um espaço de recuperação e esperança. “O maior desafio é voltar a ter mais independência. As sequelas comprometeram minha fala e ainda não consigo sair sozinho. Mas, com o trabalho da equipe, já evoluí muito. Estou em três terapias que focam na fala e no fortalecimento”, conta ele, celebrando as conquistas alcançadas durante seu tratamento.

CEIR2.JPG

Outra trajetória inspiradora é a de Teresinha Carvalho, de 45 anos, assistente social que precisou amputar as pernas devido a complicações da Covid-19. Após quatro anos de atendimento no Ceir, ela agora treina para usar suas próteses. “Aqui passei por diferentes terapias, desde psicologia a fisioterapia aquática, e sempre fui acolhida pela equipe. Mais do que reabilitação, encontrei apoio e uma nova perspectiva de vida”, destaca.

Em 2024, o Ceir também deu início ao processo de Acreditação ONA, um rigoroso método de avaliação que certifica a qualidade e a segurança dos serviços de saúde. “Esse ano foi muito importante porque iniciamos, na prática, todas as etapas necessárias para a acreditação. Envolvemos toda a equipe em um esforço conjunto para readequar e criar protocolos que priorizem a melhoria contínua dos nossos atendimentos”, explica a gerente clínica do Ceir, Luciana Mousinho, destacando o compromisso coletivo com a excelência.

Para a Superintendente Multiprofissional da Associação Reabilitar, Liceana Pádua, o sucesso do Ceir está no olhar afetivo para os pacientes. “Cada atendimento é único. Desde o seu acolhimento na recepção até o momento da terapia nós nos empenhamos com o foco no paciente e na sua reabilitação. A nossa prioridade é promover um atendimento humanizado e proporcionar maior autonomia e qualidade de vida para todos que são atendidos no Ceir”, reforça.

Oficina Ortopédica

Neste ano, mais de 7 mil pessoas foram atendidas por meio do SUS na Oficina Ortopédica. O serviço oferecido inclui a produção e concessão de produtos ortopédicos e meios auxiliares de locomoção.

Teresinha Carvalho, assistente social de 45 anos, é uma das beneficiadas pelo serviço. Após perder as duas pernas devido a sequelas da Covid-19, ela encontrou no Ceir acolhimento e apoio para retomar sua autonomia.

“Passei por diferentes terapias, como psicologia e fisioterapia aquática, e agora estou em treinamento com minhas próteses. Foram quatro anos sendo acolhida pela equipe e compartilhando experiências nos grupos”, relata Teresinha.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Presidente da Câmara de Guadalupe, Adão Moura, empossa os vereadores Amadeu Júnior e João Martins

Os parlamentares não tomaram posse com os demais vereadores, devido aos dois terem perdido entes queridos na véspera e...

Prefeito Jesse vai reunir secretariado para definir prioridades da gestão em Guadalupe

Gleison Fernandes- Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse Lima Miranda (PSD), afirmou ao Portal Cidade Luz que está...

Prefeito Júnior Nato anuncia Tarcísio do Acordeon para o aniversário de 135 anos de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Durante a festa de posse realizada na última quarta-feira, 1º de janeiro, o...

“Imposto do pecado” deve afetar preços de energia elétrica e combustíveis

A cobrança, prevista para 2027, estabelece um adicional estimado em 0,25% a alguns produtos. A regulamentação da reforma tributária definiu...
spot_img

Seduc divulga resultado preliminar da seleção para as turmas ITA/IME 2025

O resultado final da seleção será divulgado no dia 9 de janeiro. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou,...

Ministério da Educação anuncia mais de 112 mil novas vagas para o Fies em 2025

Segundo a pasta, uma quantidade similar de vagas será oferecida também em 2026 e 2027, em conformidade com o...
spot_img

Posts Recomendados