Aliança Global é debatida em audiência com embaixador da Etiópia no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A reunião com o ministro Wellington Dias também buscou fortalecer os laços entre ambos os países

Avanços no âmbito da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa da qual a Etiópia faz parte, foram tema de reunião entre o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o embaixador Leulseged Tadese Abebe. A audiência, realizada em Brasília nesta quinta-feira (9.01), também buscou fortalecer laços entre ambos os países.

O ministro ressaltou que a soberania de cada nação participante da Aliança Global é respeitada no planejamento das ações para apoiar os países em desenvolvimento. “Nós podemos colaborar, no Brasil, com as experiências em programas de transferência de renda, apoio à agricultura dos pequenos agricultores, alimentação escolar”, exemplificou Wellington Dias.

Até 2030, a Aliança Global visa erradicar a fome e a pobreza, reduzir desigualdades e contribuir para parcerias globais revitalizadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, prioriza transições inclusivas e justas, ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa, prioridade da presidência brasileira no G20, foi lançada em novembro de 2024. 

“Damos as boas-vindas ao embaixador da Etiópia e aos países que compõem a União Africana e também queremos agradecer, porque foi um país que nos ajudou na construção da Aliança Global contra Fome e a Pobreza. Estou muito feliz por podermos trabalhar juntos”, afirmou o titular do MDS.

A Etiópia é o segundo país mais populoso da África, com 125 milhões de habitantes, e a quinta maior economia do continente. Em 2024, o país passou a integrar os BRICS. A União Africana se tornou membro permanente do G20.

“A Aliança Global é uma iniciativa muito importante para evitar o colapso da Agenda 2030. Parabenizo o presidente Lula e o ministro Wellington Dias pela liderança do Brasil no combate à fome”, declarou o embaixador da Etiópia no Brasil.  “ Também queremos contribuir no BRICS”, complementou o representante do país africano.

A Agenda 2030 é um plano de ação global das Nações Unidas (ONU) que visa erradicar a pobreza e proteger o planeta.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Inscrições para a CNH do Brasil já estão disponíveis no Gov.pi Cidadão; Veja como se cadastrar

A integração de serviços públicos por meio de um ambiente digital único tem sido uma das estratégias do Governo...

PL da Dosimetria: saiba como os senadores do Piauí votaram

O projeto restringe seus efeitos aos crimes relacionados aos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O Senado Federal...

Empregadores têm até esta sexta-feira para pagar a segunda parcela do 13º salário

A partir de 15 dias trabalhados, o empregado já tem direito a receber o abono natalino Termina nesta sexta-feira (19)...

Gripe K 2026:o que esperar dos sintomas e quando devemos nos preocupar

Subtipo do vírus influenza entrou no radar após alertas da OMS; especialistas detalham sintomas e cuidados. O alerta não...
spot_img

Quem é Weverton Rocha? Senador do Maranhão é alvo de vários processos

Operação contra descontos no INSS cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras...

PF faz buscas contra senador do Maranhão e prende filho do ‘Careca do INSS’ e nº 2 da Previdência

Secretário executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal, teve prisão domiciliar decretada e foi afastado do cargo. A PF...
spot_img

Posts Recomendados