Israel aprova cessar-fogo em Gaza; acordo começa no domingo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Acordo terá duração de seis semanas

O gabinete de Israel aprovou o acordo com o grupo militante palestino Hamas para um cessar-fogo e a libertação de reféns na Faixa de Gaza, informou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu no sábado (horário local), um dia antes do início programado do acordo.

Nas primeiras horas do sábado, depois de se reunir por mais de seis horas, o governo ratificou o acordo, disse o gabinete de Netanyahu em um comunicado.

Conforme o acordo, ao qual alguns ministros linha-dura do governo se opõem, um cessar-fogo de seis semanas deve entrar em vigor no domingo, com a primeira de uma série de trocas de reféns por prisioneiros que podem abrir caminho para o fim da guerra de 15 meses em Gaza.

A mídia informou que 24 ministros do governo de coalizão de Netanyahu votaram a favor do acordo, enquanto oito se opuseram a ele.

Foto: OMAR AL-QATTAA/AFP

Na sexta-feira, o gabinete de segurança israelense votou a favor do acordo de cessar-fogo, a primeira das duas aprovações necessárias.

A guerra entre as forças israelenses e o Hamas arrasou grande parte da Gaza fortemente urbanizada, matou mais de 46.000 pessoas e deslocou várias vezes a maior parte da população de 2,3 milhões do enclave antes da guerra, de acordo com as autoridades locais.

Se for bem-sucedido, o cessar-fogo poderá aliviar as hostilidades no Oriente Médio, onde a guerra de Gaza se espalhou para incluir o Irã e seus aliados — o Hezbollah do Líbano, os houthis do Iêmen e grupos armados no Iraque, bem como a Cisjordânia ocupada.

Na Faixa de Gaza, nesta sexta-feira, aviões de guerra israelenses mantiveram ataques pesados, e o serviço de emergência civil palestino disse que 116 palestinos, quase 60 deles mulheres e crianças, foram mortos desde que o acordo foi anunciado na quarta-feira.

Sob a primeira fase de seis semanas do acordo de três etapas, o Hamas libertará 33 reféns israelenses, incluindo todas as mulheres (soldados e civis), crianças e homens com mais de 50 anos.

Israel libertará todas as mulheres e menores de 19 anos palestinos detidos em prisões israelenses até o final da primeira fase.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senador Ciro Nogueira entrega ambulâncias e reforça investimentos em Morro do Chapéu

Parlamentar cumpre agenda no interior do Piauí, destaca parceria com lideranças locais e anuncia novos recursos para o fortalecimento...

Alexandre de Moraes acata pedido de defesa para fazer exame de ultrassom em Bolsonaro

Exame foi solicitado pela defesa para comprovar a existência de uma hérnia inguinal bilateral no ex-presidente. O ministro do Supremo...

Hugo Motta recua e retoma escolta de deputada do PSOL alvo de ameaças

Suspensão da escolta aconteceu na segunda-feira (8), após Polícia Civil e MP do RJ e Polícia Federal dizerem que...

Polícia Civil do Piauí realiza mais de 2 mil atendimentos pela Ouvidoria em 2025

Os números representam um crescimento na procura dos serviços disponibilizados pela ouvidoria. A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) contabilizou os...
spot_img

Viagens de lazer no Piauí crescem 75% e praia é destino preferido da população

Os piauienses realizaram cerca de 63 mil viagens de lazer em 2024, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira...

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município...
spot_img

Posts Recomendados