Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Polícia de Las Vegas diz que não prenderá ninguém apenas por ser imigrante ilegal no país

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Corporação afirmou que não participará de esforços para fiscalizar violação de leis migratórias. Medida contrasta com novas políticas adotadas por Donald Trump.

A Polícia de Las Vegas emitiu um comunicado nesta terça-feira (21) declarando que não realizará prisões de pessoas apenas pelo fato de serem imigrantes ilegais. O anúncio foi feito no contexto das novas políticas imigratórias implementadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Nos dois primeiros dias de governo, Trump decretou uma série de medidas para restringir a entrada de imigrantes no país. Ele também relaxou políticas que limitavam a detenção de estrangeiros vivendo nos Estados Unidos de forma irregular.

Jae C. Hong / AP

No comunicado, a Polícia de Las Vegas ressaltou que não participará de esforços para fiscalizar violações de leis migratórias, mesmo tendo autoridade para isso.

“Os policiais não irão parar, questionar, deter, prender ou aplicar uma retenção de imigração em nenhum indivíduo sob a justificativa de que são imigrantes sem documentação”, afirmou.
A polícia destacou que continuará colaborando com autoridades federais para combater o crime organizado e o terrorismo internacional. No entanto, denúncias relacionadas à imigração ilegal serão redirecionadas para o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos.

Além disso, o órgão afirmou que seguirá prendendo estrangeiros envolvidos em crimes violentos. Nessas situações, as autoridades federais serão notificadas. No entanto, a corporação deixou claro que não realizará ações de fiscalização cujo único objetivo seja identificar pessoas vivendo sem autorização no país.

Deportação em massa

Trump promete expulsar milhões de imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos, no que seria a maior operação de deportação da história. Estimativas apontam que 11 milhões de pessoas estão em situação irregular no país.

Nesta terça-feira, o governo republicano ampliou o alcance da deportação expressa, em procedimentos que não precisam de uma audiência judicial.

Durante o governo de Joe Biden, a deportação expressa era aplicada apenas a imigrantes detidos a até 160 km da fronteira, desde que tivessem entrado nos Estados Unidos por via terrestre. Além disso, a medida só se aplicava a imigrantes que estivessem no país há menos de 14 dias.

Para os imigrantes que chegaram ao país por via marítima, a deportação acelerada se aplicava a qualquer ilegal detido em todo o território nacional, mas com a condição de que não pudesse comprovar residência contínua de pelo menos dois anos nos Estados Unidos.

Agora, Trump expandiu a medida para todo o território nacional, independentemente de como o imigrante tenha entrado no país e sem a limitação de 14 dias de presença. Segundo a normativa, a medida está em conformidade com os limites estabelecidos pelo Congresso Nacional.

Ainda nesta terça-feira, o Departamento de Segurança Interna dos EUA passou a permitir a prisão de imigrantes em áreas consideradas protegidas, como hospitais, igrejas e escolas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Wellington Dias defende fortalecimento da assistência social em reunião com representantes do Piauí

Liberação de equipamentos como o MobSUAS e Novo PAC Seleções foram alguns dos temas debatidos no encontro com prefeitos...

PSD de Júlio César quer vincular chapa com Lula e mira enfraquecer Ciro Nogueira no Piauí em 2026

Júlio César deve fazer dobradinha com Marcelo Castro para o Senado em 2026 A proposta é reencenar uma estratégia que...

HUT solicita transferência da vereadora Tatiana Medeiros para clínica psiquiátrica

Parlamentar foi internada após suspeita de tentativa de suicídio; permanece sob custódia. O diretor clínico do Hospital de Urgência de...

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil

Decreto determinou cursos que serão exclusivamente presenciais O Ministério da Educação (MEC) revisou as regras para a oferta de educação...
spot_img

Sem casos registrados, Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está intensificando as ações de prevenção e vigilância sanitária para impedir...

Senado aprova lei com novas regras para licenciamento ambiental

Projeto tramita no Congresso há mais de vinte anos e agora volta à Câmara dos Deputados O Senado aprovou na...
spot_img

Posts Recomendados