Governo Lula pede, e TikTok derruba vídeo falso sobre ‘taxar os pobres’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na semana passada, ministro confirmou que o governo pretendia acionar a Justiça contra quem publicasse fake news e golpes sobre o PIX nas redes sociais.

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente o TikTok para que a plataforma retirasse do ar uma postagem contendo um vídeo falso que simulava uma fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), defendendo a “taxação de pobres”.

Na manhã desta terça-feira (21), a publicação já havia sido removida. O pedido foi enviado na noite de segunda (20), sob argumento de que a postagem tem caráter “enganoso e fraudulento”.

Lula e Haddad – (Foto: ABrasil)

No documento, a AGU “enfatizou que a postagem feita por usuário da plataforma trata-se de desinformação, pois veicula um vídeo manipulado com auxílio de Inteligência Artificial (IA), que mostra fato não condizente com a realidade”, disse o órgão, em nota.

Além disso, o post “busca confundir o público sobre a posição do ministro da Fazenda acerca de assuntos de interesse público, sem sua efetiva manifestação”, prossegue o texto.
A notificação da AGU, porém, não detalha o conteúdo do vídeo. Uma série de publicações falsas do ministro têm circulado nas redes desde que a Receita Federal anunciou que ampliaria, neste ano, a fiscalização sobre movimentações financeiras dos contribuintes.

Em meio à onda de fake news e aplicação de golpes digitais sobre o tema, a medida foi revogada.

Responsabilização judicial

Na semana passada, Haddad anunciou que o governo pretendia acionar a Justiça contra quem está propagando fake news sobre a taxação do PIX ou aplicando golpes.

“A AGU [Advocacia-Geral da União] foi envolvida para tomar providências judiciais contra os golpistas. Quem está divulgando fake news está patrocinando organizações criminosas no país, que estão atuando, mandando boleto para a casa das pessoas, cobrando a mais indevidamente, dizendo que estão sendo taxados”, declarou Haddad, na última quarta-feira (15).
Como mostrou o Jornal Nacional, há casos de golpes com boletos falsificados enquanto circulam nas redes sociais mentiras sobre o PIX.

“Isso está na ótica da AGU, o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] pediu providências judiciais — as cabíveis, claro, na forma da lei, e nós vamos tomar providências em relação a isso”, completou o ministro.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo Lula prevê gasto de até R$ 50 milhões em campanha publicitária para afirmar que não quis taxar o PIX

Rádios, TVs e redes sociais. Uma campanha publicitária, com orçamento de até R$ 50 milhões, está sendo preparada pelo governo...

Padre Fábio de Melo diz estar batalhando contra a depressão: “Vontade de deixar de viver”

Em evento religioso, padre compartilha com fiéis sua luta contra a doença e renova sua fé. Em um momento de...

Disque 100 registrou 2,4 mil casos de intolerância religiosa em 2024

Número de violações cresce 66,8% em um ano. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou, nesta terça-feira...

Secretário da Educação do Piauí apresenta projeto sobre ensino de IA na Bett Show, em Londres

O evento, realizado de 22 a 24 de janeiro, é um dos principais encontros globais de educação e tecnologia. O...
spot_img

Imposto zero para alimentos da cesta básica vai aliviar bolso dos mais pobres

Medida, que beneficia diretamente a população de baixa renda, começa a valer em 2027 e é vista como avanço...

Vacinação contra gripe é prorrogada até 31 de janeiro na Região Norte

Estimativa é que 6,6 milhões de pessoas sejam imunizadas A vacinação contra a gripe foi prorrogada na região Norte até...
spot_img

Posts Recomendados