Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Grupo terrorista Hamas liberta quatro reféns israelenses em cessar-fogo com Israel

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Elas serão levadas para uma base militar israelense perto da fronteira onde encontrarão suas famílias e serão avaliadas por médicos do Exército

O grupo terrorista Hamas libertou quatro reféns israelenses na manhã deste sábado, 25, como parte do acordo de cessar-fogo com Israel. Karina Ariev, 20; Daniella Gilboa, 20; Naama Levy, 20; e Liri Albag, 19, foram entregues à Cruz Vermelha e já estão em Israel. Elas serão levadas para uma base militar israelense perto da fronteira onde encontrarão suas famílias e serão avaliadas por médicos do Exército.

As quatro mulheres foram capturadas há mais de um ano durante o ataque terrorista do Hamas no dia 7 de outubro de 2023, quando 1,2 mil pessoas foram assassinadas e 250 foram feitas reféns. Elas cumpriam o serviço militar em uma base próxima da Faixa de Gaza.

As jovens israelenses acenam para multidão antes de serem entregues para a Cruz Vermelha | Abed Hakkar/AP

As israelenses saíram de um carro em uma movimentada praça na Cidade de Gaza e subiram em um palco onde representantes do Hamas assinaram papéis ao lado de funcionários da Cruz Vermelha. Elas sorriram e acenaram para uma multidão de palestinos antes de entrarem em um carro da Cruz Vermelha.

O Fórum das Famílias dos reféns israelenses, que representa a maioria dos parentes de israelenses sequestrados pelo Hamas, saudou a libertação das quatro reféns e pediu a Israel e o grupo terrorista Hamas que mantenham o acordo de cessar-fogo. “O retorno delas hoje representa um momento de luz na escuridão, ao mesmo tempo em que serve como um lembrete doloroso da urgência de trazer de volta os 90 reféns que ainda estão em Gaza”.

Acordo

Após a entrega dos reféns, Israel deve liberar neste sábado cerca de 200 prisioneiros palestinos, incluindo alguns cumprindo penas perpétuas por envolvimento em ataques contra israelenses.

Sob os termos do acordo, que entrou em vigor no domingo, 19, as forças israelenses também devem se retirar parcialmente de uma grande zona no centro de Gaza, permitindo que milhares de palestinos deslocados pelos combates retornem para suas casas no norte do enclave palestino.

Fases

Na primeira fase do acordo, o grupo terrorista Hamas concordou em libertar 33 reféns dos quase 100 que ainda estão em Gaza em troca de mais de 1.000 palestinos que estão em prisões israelenses e uma retirada parcial das tropas de Israel em Gaza.

Os detalhes da segunda fase ainda devem ser negociados durante a primeira fase. Esses detalhes continuam difíceis de resolver — e o acordo não inclui garantias por escrito de que o cessar-fogo continuará até que um acordo seja alcançado, sinalizando que Israel poderia retomar sua campanha militar após o término da primeira fase.

Caso um acordo seja realizado para a continuidade do cessar-fogo, o grupo terrorista Hamas libertaria o restante dos sequestrados vivos, principalmente soldados homens, em troca de mais prisioneiros e da “retirada completa” das forças israelenses de Gaza, de acordo com o rascunho do acordo.

Em uma terceira fase, os corpos dos reféns restantes seriam devolvidos em troca de um plano de reconstrução de três a cinco anos que seria executado em Gaza sob supervisão internacional.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Conheça seis roteiros para visitar no Piauí neste mês de julho

De norte a sul, o Piauí revela destinos que unem natureza e história para todos os turistas. Julho traz o...

Papa Leão XIV adota medida contra abusos sexuais cometidos por membros da igreja

O papa Leão 14 nomeou neste sábado (5) um arcebispo francês como novo líder da comissão do Vaticano sobre...

Mais de 17 milhões de famílias terão conta de luz gratuita, anuncia governo

Benefício atinge inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo; Congresso tem 120 dias para aprovar a...

Mais de 200 embarcações participam da 2ª Expedição Náutica no Lago de Boa Esperança, com largada em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Neste sábado, 5 de julho, Guadalupe foi novamente sede de um evento que...
spot_img

Prefeitura de Teresina proíbe mototáxis com motos acima de 10 anos de fabricação

Um decreto da Prefeitura de Teresina, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4), altera as regras para circulação de...

Silvio Mendes oficializa alterações na cúpula da Fundação Municipal de Saúde de Teresina

O Prefeito Silvio Mendes oficializou no Diário Oficial do município as alterações na cúpula da Fundação Municipal de Saúde...
spot_img

Posts Recomendados