População rural é beneficiada com ações sociais no interior do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Espaço itinerante facilita emissão de documentos, consultas e atualização cadastral nos sistemas do Governo do Estado.

O Mutirão da Cidadania, realizado entre os dias 23 e 25 de janeiro, no CETI Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, reuniu diversos serviços que permitem o acesso às políticas públicas dos Governos Federal, Estadual e Municipal. O espaço é uma oportunidade para que moradores de comunidades rurais possam obter documentos atualizados.

Uma das beneficiadas com a ação foi Rita de Paiva, que mora na localidade Açude Mão Cortada, zona rural. Ela soube do evento através da mobilização dos agentes locais e trouxe a família para atualizar os documentos no mutirão.

“Vim tirar a carteira de identidade e a família também. Graças a Deus, documento atualizado. É o tipo de coisa que a gente não consegue fazer e agora tem aqui pertinho de casa, destacou.

O objetivo é que a ação ocorra de forma itinerante por todo o estado. Para a superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da Secretaria da Assistência Social (SAF), Márcia Mendes, a realização de mutirões é fundamental para assegurar que mais cidadãos tenham acesso a seus direitos de forma rápida e eficiente.

“O mutirão traz essas instituições governamentais e coloca em um espaço para ofertar o serviço de qualidade”, destaca a superintendente.

O espaço disponibiliza, de forma gratuita, a emissão da nova carteira de identidade (RG), do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e  a atualização e 2ª via de certidões, além de acordos e alterações em registros civis, como união estável, divórcio e paternidade. No âmbito da saúde, os serviços incluem exames de mamografia e atendimento psicossocial, através da Unidade Móvel de Mamografia, bem como palestras sobre temas, como violência doméstica, saúde mental e nutrição. 

O Mutirão da Cidadania faz parte das ações do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em execução no Piauí em parceria com a SAF e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professor do IFPI é afastado após exibir filme com classificação inadequada a alunos

Instituição abriu processo disciplinar e destacou que a prática fere as diretrizes pedagógicas; identidade do docente não foi revelada. Um...

CNH do Brasil: Piauí inicia inscrições para primeira habilitação; veja como se cadastrar

Interessados podem baixar o aplicativo, realizar a inscrição e dar andamento no processo em postos da capital e interior...

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...
spot_img

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...
spot_img

Posts Recomendados