População rural é beneficiada com ações sociais no interior do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Espaço itinerante facilita emissão de documentos, consultas e atualização cadastral nos sistemas do Governo do Estado.

O Mutirão da Cidadania, realizado entre os dias 23 e 25 de janeiro, no CETI Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, reuniu diversos serviços que permitem o acesso às políticas públicas dos Governos Federal, Estadual e Municipal. O espaço é uma oportunidade para que moradores de comunidades rurais possam obter documentos atualizados.

Uma das beneficiadas com a ação foi Rita de Paiva, que mora na localidade Açude Mão Cortada, zona rural. Ela soube do evento através da mobilização dos agentes locais e trouxe a família para atualizar os documentos no mutirão.

“Vim tirar a carteira de identidade e a família também. Graças a Deus, documento atualizado. É o tipo de coisa que a gente não consegue fazer e agora tem aqui pertinho de casa, destacou.

O objetivo é que a ação ocorra de forma itinerante por todo o estado. Para a superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da Secretaria da Assistência Social (SAF), Márcia Mendes, a realização de mutirões é fundamental para assegurar que mais cidadãos tenham acesso a seus direitos de forma rápida e eficiente.

“O mutirão traz essas instituições governamentais e coloca em um espaço para ofertar o serviço de qualidade”, destaca a superintendente.

O espaço disponibiliza, de forma gratuita, a emissão da nova carteira de identidade (RG), do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e  a atualização e 2ª via de certidões, além de acordos e alterações em registros civis, como união estável, divórcio e paternidade. No âmbito da saúde, os serviços incluem exames de mamografia e atendimento psicossocial, através da Unidade Móvel de Mamografia, bem como palestras sobre temas, como violência doméstica, saúde mental e nutrição. 

O Mutirão da Cidadania faz parte das ações do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em execução no Piauí em parceria com a SAF e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito de Guadalupe antecipa pagamento dos servidores em seu primeiro mês de gestão

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou na noite desta sexta-feira, 28 de...

Filha de guadalupenses, passa para medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaiba

Luiza de Araújo Pacheco Barros é filha do casal Fredison Pacheco e Elma Barbosa POR LEÔNIDAS AMORIM - COLUNISTA DO...

Vice-prefeita de Prata do Piauí, morre aos 56 anos e gera forte comoção entre a população

Em nota oficial, a Prefeitura de Prata do Piauí lamentou a morte da gestora e decretou luto oficial. A vice-prefeita...

Após audiências, municípios se comprometem a erradicar lixões e regularizar situação de catadores no Piauí

As estratégias para a implementação de sistemas alternativos de manejo de resíduos, incluindo aterros sanitários e sistemas de reciclagem,...
spot_img

Seduc divulga inscrições para cursos do Programa Mulheres Mil

A inscrição, que inicia nesta terça-feira (28), é gratuita e segue até o dia 14 de fevereiro. A Secretaria de...

Governo Lula reserva R$ 1,3 milhão para comprar cortinas

No início do mês, a gestão petista dispôs de R$ 650 mil para a compra de flores. O governo Lula...
spot_img

Posts Recomendados