Tribunal fará campanha com Youtube para estimular uso de ferramenta que identifica uso indevido de imagens de candidatos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Google firmaram uma parceria para ampliar o uso durante de uma ferramenta que identifica o uso indevido da imagem de candidatos em vídeos gerados por inteligência artificial durante as eleições.
O presidente da corte, ministro Kassio Nunes Marques, tem avançado nos acordos com as big techs para conter a disseminação de fake news, enquanto enfrenta dificuldade para construir um consenso interno que defina limites exatos para uso de IA nas eleições.

O tema ganhou relevância após Flávio Bolsonaro (PL) divulgar um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na convenção que o oficializou como candidato à Presidência. O PT entrou com uma ação no TSE, mas o caso ainda não foi julgado devido ao impasse que o tema tem gerado nos bastidores entre os ministros.
Ao assinar o acordo com a Google nesta quarta-feira (26), o magistrado enalteceu o diálogo com as empresas de tecnologia.
“Tenho a certeza de que a união dos setores público e privado, em prol dos valores democráticos, é uma das mais significativas expressões do texto constitucional”, afirmou.
A tecnologia que será usada permite que todos os participantes do pleito deste ano detectem no Youtube conteúdos que reproduzam suas imagens sem autorização prévia.
Os candidatos terão que fazer um cadastro biométrico na plataforma, o que permitirá que o Youtube faça uma varredura nos conteúdos publicados e a consequente notificação aos candidatos caso sejam detectados vídeos que reproduzam sua imagem.
Blog Matheus Teixeira – CNN BRASIL





