Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministério da Saúde registra o maior número de cirurgias eletivas da história do SUS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre 2022 e 2024, houve o aumento de 1.573.966 cirurgias: alta de 42% nos atendimentos

Ministério da Saúde realizou o maior número de cirurgias eletivas da história do Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, foram realizados 13.663.782 procedimentos — volume 10,8% maior do que em 2023, quando o número chegou a 12.322.368 operações. Em comparação com 2022, a alta é ainda maior: 32%. Naquele ano, foram realizadas 10.314.385 cirurgias. No período, houve crescimento de 3.349.397 procedimentos cirúrgicos eletivos no SUS.

O  Programa Nacional de Redução das Filas, que visa a expansão de cirurgias prioritárias, também apresenta crescimento de procedimentos. No ano passado, 5.324.823 cirurgias foram realizadas. O índice é 18% maior do que o registrado em 2023 (4.510.740). Entre 2022 e 2024, houve aumento de 1.573.966 cirurgias: alta de 42% nos atendimentos. Neste período, 1.355.192 cirurgias foram financiadas pelo programa.

Foto: Wellington Silva

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca que a redução das filas e o fortalecimento do SUS são prioridades do governo federal. “Estamos trabalhando em programas que diminuem o tempo de espera do paciente nas filas. Além disso, nos últimos dois anos, concentramos nossos esforços na reestruturação do SUS, que passou por um período de desestruturação. Nosso objetivo é que a população seja atendida em tempo hábil e com muita qualidade”, frisa.

Nísia Trindade destaca que o programa Mais Acesso a Especialistas é de extrema importância para o alcance dos resultados. “Com o programa, alcançamos o maior crescimento no número de serviços especializados no SUS nos últimos 10 anos. Além disso, ampliamos o número de médicos especialistas que atendem no SUS entre 2022 e 2024”, destaca a ministra.

Sobre o programa

O Mais Acesso a Especialistas traz inovações como a incorporação de um modelo de remuneração baseado no cuidado integral, que prioriza o paciente. Para isso, estão sendo investidos R$ 2,4 bilhões nas áreas de oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.

O programa já alcançou adesão de 100% dos estados e do Distrito Federal, além de 97,9% dos municípios. Até o momento, foram enviados 136 planos de ação regionais, abrangendo 167,9 milhões de habitantes.

O programa prioriza a redução do tempo de espera para consultas, exames e tratamentos, com foco no diagnóstico precoce. As especialidades prioritárias são oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jovem a partir dos 14 anos passa a poder fazer cirurgia bariátrica

Medida vale para casos de obesidade grave com complicações clínicas. O Conselho Federal de Medicina (CFM) passou a reconhecer a...

Tatiana Medeiros admite uso de celular e tablet na prisão; PM investiga entrada dos aparelhos

Tatiana foi presa por suspeita de usar dinheiro de facção criminosa para financiar campanha eleitoral. Policiais do Quartel do Comando-Geral...

Governo ultrapassa marca de R$ 2 trilhões em gastos públicos em 2025

Dados da plataforma Gasto Brasil revelam velocidade com que recursos públicos são consumidos no país; ferramenta quer ampliar transparência...

Ação conjunta reúne alunos e professores em atividade ambiental no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes. Na última segunda-feira, 19 de maio, a Prefeitura Municipal de Guadalupe-PI, por meio da Secretaria Municipal de...
spot_img

Piauí aumenta para 20% ICMS das compras internacionais

A nova alíquota do ICMS, definida pelo Comsefaz, passou a valer a partir de 1º de abril de 2025. O...

Zé Santana é anunciado como novo secretário estadual de Trabalho

A possibilidade de indicação do gestor em um novo cargo no Poder Executivo já circulava nos bastidores, em razão...
spot_img

Posts Recomendados