Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

SUS incorpora transplantes de intestino e multivisceral

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cerca de 15 pacientes por ano precisam desses procedimentos no Brasil

Neste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a contar com dois novos procedimentos importantes para pacientes que enfrentam doenças graves e necessitam de transplantes complexos. O transplante de intestino e o multivisceral — que envolve a substituição de vários órgãos ao mesmo tempo — foram incorporados de forma definitiva ao SUS, ampliando as opções para quem precisa de tratamentos avançados e, muitas vezes, urgentes.

Foto: Breno Esaki/SES-DF

Luiz Henrique Perillo, arquiteto de 41 anos, luta contra o tempo. Ele está na fila de transplante e precisa de cinco órgãos, todos provenientes do mesmo doador. “Eu preciso de estômago, pâncreas, fígado, intestino e mais um rim”, diz Luiz, que vê sua qualidade de vida drasticamente afetada pela condição de saúde.

“Eu consigo fazer uma coisa ou outra, mas não da forma que eu praticava antigamente. Tinha ali a minha liberdade financeira, isso eu não consigo mais.”

Luiz é portador de trombofilia, uma doença que provoca a formação de coágulos e tromboses, afetando a circulação sanguínea no sistema digestivo. A perda de quase todo o intestino e o desgaste de outros órgãos o levaram à necessidade de um transplante multivisceral — um procedimento que substitui vários órgãos da região abdominal de uma vez.

“As pessoas têm que entender que elas têm a possibilidade de salvar até oito vidas após sua partida. Não tem porque a gente levar essa vida para debaixo da terra, se a gente pode continuar dando vida para outras pessoas que precisam, como eu”, diz.

Até o mês passado, os transplantes multivisceral e de intestino delgado estavam disponíveis no SUS apenas em hospitais conveniados com o Ministério da Saúde. Agora, esses procedimentos foram definitivamente incorporados ao sistema público de saúde, oferecendo uma nova esperança a quem precisa desses transplantes especializados.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 15 pacientes por ano precisam desses tipos de transplantes no Brasil, uma demanda que, até agora, era atendida de forma limitada.

Para o cirurgião Rômulo Almeida, especialista em aparelho digestivo, a incorporação dessas cirurgias ao SUS é um passo fundamental.

“É alentador para essa população e para nós, que acompanhamos o sofrimento dessas pessoas. Esperamos que com esse passo inicial, o serviço público, as instituições possam dar andamento e suprir essa necessidade da população”, analisa.

Contudo, para que esses transplantes possam ser realizados com sucesso, é crucial que haja um incentivo à doação de órgãos. Robério Melo, presidente do Instituto Brasileiro de Transplantados (IBTx), lembra da importância da conscientização das famílias.

“Hoje existe uma fila de mais ou menos 45 mil pessoas à espera de um transplante. Eu quero conscientizar as pessoas de que o transplante salva e recupera a vida das pessoas”, ressalta.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça condena Agespisa e Equatorial Piauí por crise no abastecimento de água em cidade do interior do estado

As duas empresas foram condenadas solidariamente ao pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos O Poder Judiciário do...

Governo Lula vai insistir em manter decreto do IOF na íntegra, diz ministro Rui Costa

O ministro defendeu ainda “repaginar” a relação com partidos do Centrão que têm ministérios O chefe da Casa Civil, Rui...

FPM: repasse extra de 1% de julho será creditado nesta quarta-feira (9)

Recursos reforçarão o caixa das prefeituras em mês de baixa arrecadação Resultado da atuação do movimento municipalista encabeçado pela Confederação...

Ministério da Saúde apresenta ao banco do BRICS projeto para construção do primeiro hospital inteligente do SUS

Financiamento de US$ 320 milhões foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) e segue para análise do banco....
spot_img

Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação

Reduções feitas pelas Petrobras devem chegar aos postos de gasolina O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que...

Lula não sancionará aumento de deputados e aumenta desgaste

Relação com o Legislativo está estremecida. O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que não vai sancionar o...
spot_img

Posts Recomendados