Rússia diz que ataque de drone ucraniano já viola cessar-fogo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ucrânia acusa russos de lançar ataques contra civis

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira que a Ucrânia já havia violado uma proposta de cessar-fogo em instalações de energia na guerra entre os países, ao atacar um depósito de petróleo russo.

A agência de notícias russa TASS informou que a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse à televisão estatal Canal Um que cabia aos Estados Unidos, que propuseram o cessar-fogo, confrontar a Ucrânia sobre suas ações.

O Kremlin afirmou esta semana que o presidente russo Vladimir Putin concordou, durante uma ligação com seu colega norte-americano, Donald Trump, em observar um cessar-fogo de 30 dias que abarca o setor de energia.

EFE/SERGEY FADEICHEV/SPUTNIK/KREMLIN POOL

O acordo ficou aquém de uma combinação mais ampla que os EUA buscaram, para uma trégua geral de 30 dias.

Bombeiros no sul da Rússia ainda estavam combatendo um incêndio em um depósito de petróleo, desencadeado por um ataque de drone ucraniano, disseram autoridades regionais no aplicativo de mensagens Telegram.

“Acreditamos que o regime de Kiev já violou o cessar-fogo proposto pelo presidente dos EUA”, disse Zakharova na televisão, segundo a TASS.

“Agora a questão é — vocês me perdoarão — como Washington vai lidar com essa escória terrorista enlouquecida? Como eles vão colocá-los em seus lugares e colocá-los em algo como o caminho certo?”

Autoridades ucranianas também acusaram a Rússia de não alinhar suas ações com suas promessas ao lançar ataques contra alvos civis.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse na quarta-feira que os ataques russos à infraestrutura, incluindo hospitais e equipamentos ferroviários, mostraram que “as palavras de Putin são muito diferentes da realidade”.

Em comentários anteriores, Zakharova descreveu o ataque ao depósito de petróleo como uma “provocação” e uma tentativa da Ucrânia de interromper as iniciativas de paz.

Autoridades na região de Krasnodar, no sul da Rússia, disseram que um ataque de drone ucraniano causou um incêndio em um depósito de petróleo perto da vila de Kavkazskaya. O depósito é um terminal ferroviário para suprimentos de petróleo russo para um oleoduto que liga o Cazaquistão ao Mar Negro.

Um comunicado emitido pelas autoridades da região de Krasnodar na noite desta quinta-feira informou que os esforços para controlar o incêndio continuavam. As autoridades informaram que 429 bombeiros e 174 equipamentos foram mobilizados para combater o incêndio que abrange uma área de 3.750 m².

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Professor do IFPI é afastado após exibir filme com classificação inadequada a alunos

Instituição abriu processo disciplinar e destacou que a prática fere as diretrizes pedagógicas; identidade do docente não foi revelada. Um...

CNH do Brasil: Piauí inicia inscrições para primeira habilitação; veja como se cadastrar

Interessados podem baixar o aplicativo, realizar a inscrição e dar andamento no processo em postos da capital e interior...

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...
spot_img

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...
spot_img

Posts Recomendados