Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Registros de ataques de abelhas crescem no Brasil; saiba como agir

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Piauí, um grupo de pessoas de Teresina, foram vítimas de um ataque em Castelo do Piauí, Centro-Norte do estado, o caso aconteceu em 16 de março.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, divulgados em 2023 pelo Ministério da Saúde, mostram que, em uma década, o índice de acidentes com abelhas cresceu 126% no Brasil. Nesses casos, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros Militar e buscar um local seguro. Um caso registrado no interior do Piauí reacendeu esse alerta.

Registros de ataques de abelhas crescem no Brasil

Um grupo de pessoas de Teresina (PI) foi vítima de um ataque em Castelo do Piauí, no Centro-Norte do estado, em 16 de março. Segundo o comandante de socorro, 1º Tenente Deolindo, os amigos percorriam uma trilha quando foram atacados. As equipes dos bombeiros chegaram ao local e constataram que as vítimas já haviam sido resgatadas em segurança por um apicultor da região. Todas estavam conscientes.

Como agir em casos de ataques

A tenente-coronel Najra Nunes, chefe de gabinete do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, orienta que, nesses casos, é importante se afastar rapidamente do local, de maneira silenciosa.

“O ideal é não se movimentar demais, pois quanto mais movimento e barulho, mais as abelhas se sentirão atraídas pelas possíveis vítimas. O ideal é correr para uma casa ou um carro, e fechar portas e janelas, impedindo a entrada desse inseto. Depois isso, você deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do número 193, ou a Polícia Ambiental, através do número 190″, explicou.

Ainda segundo a tenente-coronel, se o ataque ocorrer em área de mata ou floresta, é importante tentar se abrigar em uma região com água, como um lago ou uma cachoeira.

“O ferrão da abelha precisa ser retirado da pele, mas sem espremer. O correto é fazer uma raspagem no local para evitar a proliferação de toxinas venenosas”, acrescentou.

O Corpo de Bombeiros alerta ainda que, para prevenir ataques, é fundamental conhecer a área que será visitada e saber identificar colmeias ou possíveis enxames de abelhas.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe’, comenta Lula sobre decisão do STF

Presidente ainda disse que pedido de anistia é comprovação de culpa. A afirmação foi feita após discurso sobre objetivos...

Vinho mata 99% das bactérias que causam infecção na garganta e cáries nos dentes

VAI UM VINHO AI? Um estudo conduzido pela Universidade de Pavia, na Itália, revelou que o vinho possui propriedades antibacterianas...

Prouni 2025: aberto período para participar da lista de espera

A divulgação dos pré-selecionados por meio da lista de espera ocorrerá na terça-feira, 1º de abril Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de...

Agência Nacional de Saúde amplia cobertura de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos

Decisão possibilita diagnóstico precoce da doença; planos de saúde deverão cumprir a medida para obter certificação de boas práticas A...
spot_img

Sempi realiza solenidade do Março Mulher e lança campanha contra assédio moral e sexual na sexta-feira (28)

Na ocasião, também será assinado Acordo Técnico de Cooperação em prol das mulheres, sancionada a Lei dos 5%, entregue...

Com a morte de Fuad Noman, Silvio Mendes de Teresina passa a ser o prefeito mais velho no comando de uma capital

Silvio Mendes (União Brasil) tem 75 anos; lista era liderada por Fuad Noman, que morreu nesta 4ª feira (26.mar)...
spot_img

Posts Recomendados