Fiscalização do Imepi encontra irregularidades em oito postos de combustíveis em Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Operação, deflagrada nesta sexta-feira (04), foi realizada em parceria com o INMEQ e o Procon/MPPI

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) deflagrou, nesta sexta-feira (04), a Operação Petróleo na Medida Certa, em Teresina. A fiscalização autuou oito postos de combustíveis por irregularidades. Empresários envolvidos podem ser multados em até R$ 1,5 milhão.

Na ação, que tem como objetivo combater fraudes em postos de combustíveis, os fiscais do órgão detectaram a suspeita de um chip responsável por adulterar a placa e o pulser do comando que libera combustível para bomba. Com isso, o consumidor pagava um valor e recebia menos litros do que o informado nos dígitos do painel. O material foi recolhido e será periciado no laboratório do órgão.

Imagem: Reprodução/Raio Negro

Também foram encontrados lacres rompidos, medida baixa irregular, vazamento na mangueira, fios desencapados e com risco de curto-circuito, problemas de conexão interna, entre outros.

A operação, realizada pela primeira vez no Piauí, é idealizada em parceria com fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ), Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), órgão do Ministério Público do Estado do Piauí, além de policiais civis e militares da Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com o diretor geral do Imepi, Junior Macedo, a operação é um grande marco para as fiscalizações do Piauí. “ Foram encontradas irregularidades em todos os postos fiscalizados. Em um desses locais, eram retirados em média dois litros de combustível a cada 20 litros abastecidos em todas as bombas. Vamos ampliar essa fiscalização para outras cidades do Piauí com objetivo de proteger os consumidores”, explicou.

Segundo o delegado de Polícia Civil e Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI,  Matheus Zanatta, os empresários envolvidos foram autuados. “Na questão criminal, confirmada a fraude, nós vamos abrir um inquérito para responsabilizar os proprietários desses estabelecimentos e averiguar junto ao Imepi outros locais que possam estar cometendo essa fraude”, acrescentou.

As multas podem chegar até R$ 1,5 milhão. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia para o aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android, além do canal de WhatsApp da ouvidoria do Imepi, pelo telefone (86) 9456-1921.

Operação Nacional

A operação, realizada pela primeira vez no Piauí, é idealizada em parceria com fiscais do Instituto De Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ), Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), órgão do Ministério Público do Estado do Piauí, além de policiais civis e militares da Secretaria de Segurança Publica.

Operação foi deflagrada nesta sexta-feira (04) foi realizada em parceria com o INMEQ e o Procon/MPPIReprodução

De acordo com o diretor geral do IMEPI, Junior Macedo, a Operação Petróleo na Medida Certa é um grande marco para as fiscalizações do Piauí. “É uma operação de nível nacional inédita no Piauí. Foram encontradas irregularidades em todos os postos fiscalizados. Em um desses locais, eram retirados em média 2 litros de combustível a cada 20 litros abastecidos em todas as bombas. Vamos ampliar essa fiscalização para outras cidades do Piauí com objetivo de proteger os consumidores”, explicou.

O chefe de fiscalização do Procon/MPPI, Arimatéia Área Leão, explica como funciona a parceria nas fiscalizações entre os órgãos. “O Procon verifica a qualidade do combustível, enquanto o Imepi fiscaliza os itens de não conformidade do posto, como a bomba baixa, os lacres, entre outros itens.  Dessa vez contamos com o apoio dos fiscais do INMEQ e de policiais do Piauí, o que nos garantiu realizar uma fiscalização mais precisa e acertiva”, ressaltou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...
spot_img

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...
spot_img

Posts Recomendados