Presidente americano diz que tarifas ‘são uma coisa linda’ para os EUA

-

- Advertisment -spot_img

Donald Trump postou na sua rede social Truth Social que o país tem ‘enormes déficits financeiros com a China, a União Europeia e muitos outros’. Tarifas que atingem mais de 180 países entraram em vigor no sábado (05).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, postou na sua rede social Truth Social que as tarifas ‘já estão trazendo dezenas de bilhões de dólares’ para o país e que ‘são uma coisa linda de se ver’. Segundo ele, as tarifas seriam a única maneira de curar os déficits financeiros com a China, a União Europeia e outros países.

Reprodução

“Temos enormes déficits financeiros com a China, a União Europeia e muitos outros. A única maneira de curar esse problema é com TARIFAS, que agora estão trazendo dezenas de bilhões de dólares para os EUA. Elas já estão em vigor e são uma coisa linda de se ver. O superávit com esses países cresceu durante a “presidência” do sonolento Joe Biden. Vamos reverter isso, e reverter RAPIDAMENTE. Algum dia as pessoas perceberão que as tarifas, para os Estados Unidos da América, são uma coisa muito linda!'”, escreveu o, presidente.

As tarifas recíprocas detalhadas por Donald Trump contra países que possuem relações comerciais com os Estados Unidos entraram em vigor no sábado (5).

Ao todo, o “tarifaço” de Trump atinge mais de 180 países e regiões, incluindo a União Europeia (20%), China (34%), Coreia do Sul (25%) e Japão (24%). Veja aqui a lista completa.

Como prévia do que deve ser uma segunda-feira turbulenta nos mercados, a Bolsa Nikkey 225, do Japão, abriu com queda de -8,3% nas ações; a negociação de ações futuras foi suspensa. Também abriram em queda as bolsas da Coreia do Sul (-4,34%) e Austrália (-6,07%).

  • “Dia da Libertação”: O anúncio foi feito pelo republicano na última quarta-feira (2), com o discurso de que os EUA ficariam “livres” de produtos estrangeiros. “É a nossa declaração de independência econômica”, afirmou o líder americano.
  • Liberdade? No entanto, Trump e integrantes de sua administração são vozes minoritárias a favor do tarifaço. Em geral, especialistas atribuem à medida uma série de efeitos negativos — tanto para a economia dos EUA quando para o resto do globo.

Quais são os argumentos a favor das tarifas?

  • Fortalecimento da indústria nacional

Trump utiliza as taxas como uma tentativa de incentivar a indústria nacional, por meio do aumento da produção e do consumo de itens locais. A ideia é que, ao priorizar produtos fabricados nos EUA, o país gere mais emprego e fortaleça a economia — embora analistas enxerguem justamente o movimento contrário.

  • Medida de barganha

O líder norte-americano também vê a estratégia como uma forma de negociar pautas de interesse dos EUA, como o aumento da segurança nas fronteiras. Logo no início do governo, por exemplo, Trump anunciou taxas contra México e Canadá (posteriormente suspensas) para barganhar maior empenho dos países contra o tráfico de fentanil — opioide sintético 50 vezes mais poderoso que a heroína.

  • Redução do déficit comercial

A imposição de tarifas pelos EUA está alinhada com as promessas do presidente de taxar seus parceiros comerciais. Os principais alvos são países com os quais os EUA têm déficit na balança comercial — ou seja, gastam mais com importações do que recebem com exportações. Entre eles, estão o México, o Canadá e a China. Assim, Trump espera reverter esse quadro.

  • Potencial arrecadatório

Outro possível efeito do tarifaço pode ser a elevação da arrecadação com os impostos de importação. O resultado, no entanto, vai depender de uma série de fatores, como a reação dos outros países, o volume de importação nos EUA e o comportamento do comércio no cenário global.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Produto brasileiro pode combater câncer de mama e redução dos efeitos da quimioterapia

USP identifica ação antitumoral de substância que intensifica medicamentos já usados e abre caminho para tratamentos mais eficazes e...

Currículo escolar terá conteúdo sobre prevenção da violência contra mulheres, diz ministra

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que o governo federal está em fase de regulamentação de uma lei que prevê a...

Turismo do Piauí recebe incentivo de R$ 10 milhões para expansão de negócios

A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi) informou que irá disponibilizar cerca de R$ 10...

Acidente grave envolvendo uma ambulância deixa uma vítima fatal em Cristino Castro

Uma mulher de 84 anos, identificada como Delza Ribeiro Soares, morreu na manhã desta segunda-feira (16), depois que a...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Ciro Nogueira destaca obras entregues no Piauí e assegura novos investimentos para 2026

Senador publica em redes sociais imagens das principais obras recentes e reforça compromisso com melhorias em todo o estadoO...

Alta de custos faz Piauí liderar inflação da construção civil no início de 2026

O Piauí iniciou 2026 no topo do ranking nacional da inflação da construção civil. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro...

Número de casos confirmados de coronavírus no Piauí sobe para quatro

No total, foram 161 casos notificados, sendo 56 deles...

Wellington anuncia novo concurso e promoções para a Polícia Militar

O edital deve sair neste mês de outubro. Um...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você